De acordo com Collen (2016), “fora do abrigo criado pelo apê...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2172575 Biologia
De acordo com Collen (2016), “fora do abrigo criado pelo apêndice, há uma metrópole fervilhante de micro-organismos, no núcleo da paisagem microbiana do corpo humano [...]. Esse é o epicentro da vida microscópica, onde trilhões de indivíduos de pelo menos 4 mil espécies aproveitam ao máximo o alimento parcialmente digerido que passou pela primeira rodada de processo de extração de nutrientes no intestino delgado”. O epicentro da vida microscópica a que se refere o trecho acima é o/a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre um abrigo de microrganismos, citando o local chamado de epicentro da vida onde as espécies aproveitam o alimento já parcialmente digerido no intestino delgado. Pede-se a alternativa que indique o nome desse epicentro da vida microscópica. No processo digestivo, a massa alimentar chega ao duodeno (quimo) após o início da digestão de proteínas e carboidratos, onde ocorre a liberação da bile pelo fígado que atua como detergente, transformando gorduras em minúsculas gotículas que se misturam com a água e formam uma emulsão, e ocorre a liberação do suco pancreático pelo pâncreas, que contém tripsina, quimiotripsina, amilase pancreáticae lipase pancreática, neutralizando o ácido proveniente do estômago para que as enzimas possam degradar amido e proteínas. No intestino delgado ocorre a produção do suco entérico, com muco e enzimas como a enteroquinase e erepsina, e os nutrientes são absorvidos passando para os capilares na parede intestinal que contém microvilosidades, e então a massa alimentar (quilo) chega ao intestino grosso, onde são reabsorvidos sais minerais e água resultantes. Os restos não absorvidos são eliminados pelo reto. A microbiota intestinal é composta por uma população de microrganismos diversos, que incluem bactérias, vírus e fungos e são responsáveis pelo controle da proliferação de bactérias patogênicas. O intestino delgado se divide em duodeno – porção inicial, jejuno – porção intermediária e íleo – porção maior e final, esvaziando no intestino grosso. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)
No texto da questão, o epicentro é indicado onde a primeira rodada de extração dos nutrientes já ocorreu no intestino delgado, se aproveitando ao máximo do alimento. Portanto, o local ideal seria o início do intestino grosso, onde ainda não ocorreu a segunda rodada de extração de nutrientes.

Fonte da imagem: site medicina.ufmg.br

 

O epicentro da vida microscópica a que se refere o trecho acima é o/a:


A) Duodeno. Incorreta. O duodeno é a parte inicial do intestino delgado, onde ocorre grande parte do processo digestório, é o local da primeira rodada do processo de extração de nutrientes.

B) Jejuno. Incorreta. O jejuno é a parte intermediária do intestino delgado, onde também ocorre a primeira rodada do processo de extração de nutrientes.

C) Cólon. Incorreta. O cólon está presente no intestino grosso, onde o alimento já passou pela primeira extração de nutrientes no intestino delgado, mas os microrganismos não aproveitarão ao máximo, pois o melhor aproveitamento é logo no início, no ceco, seguido do término do intestino delgado, o íleo.

D) Ceco. CORRETA. O ceco é o local de maior proximidade com o término do intestino delgado, o íleo, onde ocorre a primeira rodada de extração de nutrientes e os microrganismos podem aproveitar ao máximo esse alimento parcialmente digerido antes de chegar ao cólon do intestino grosso.

E) Baço. Incorreta. O baço é um órgão do sistema linfático, associado ao sistema imunológico. Não faz parte do processo digestório.



Gabarito do Professor: D




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: resposta D.

O ceco é uma parte do sistema digestivo presente em mamíferos, incluindo humanos. Ele está localizado na junção entre o intestino delgado e o intestino grosso. No ceco, ocorre a absorção de água e eletrólitos, assim como no restante do intestino grosso.

Uma estrutura importante do ceco em muitos mamíferos, como os herbívoros, é o apêndice vermiforme, uma pequena projeção em forma de tubo que se estende do ceco. No entanto, em humanos, o apêndice vermiforme é considerado um órgão vestigial, o que significa que ele perdeu a maior parte ou toda a sua função original ao longo da evolução.

Apesar disso, o ceco ainda desempenha um papel na absorção de água e eletrólitos, além de servir como local de fermentação bacteriana em alguns animais herbívoros. Em humanos, sua principal função parece ser principalmente relacionada à absorção de água e eletrólitos, com contribuição limitada para a fermentação bacteriana de fibras vegetais, em comparação com outros mamíferos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo