A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2017) estabelec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250690 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2017) estabelece como atribuição comum a todos os profissionais que compõem as equipes de saúde da família (ESF) e de atenção básica (EAB), entre outras ações,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.

A) Incorreta- A alternativa propõe por atribuição comum a todos da Atenção Básica: encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando os fluxos locais, mantendo o acompanhamento do plano terapêutico prescrito, estando incorreta, a alternativa expõe uma atribuição do Médico.  

B)  Incorreta- A alternativa propõe por atribuição comum a todos da Atenção Básica: manter atualizadas rotinas, protocolos e fluxos relacionados ao atendimento de sua competência na unidade básica de saúde (UBS), domicílio e comunidade, estando incorreta, estando incorreta, a alternativa expõe uma atribuição do Enfermeiro.   

C) Correta - Conforme Política Nacional de Atenção Básica item 4.1. Atribuições Comuns a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica: Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades. Cadastrar e manter atualizado o cadastramento e outros dados de saúde das famílias e dos indivíduos no sistema de informação da Atenção Básica vigente, utilizando as informações sistematicamente para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local;  Realizar o cuidado integral à saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da Unidade Básica de Saúde, e quando necessário, no domicílio e demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), com atenção especial às populações que apresentem necessidades específicas (em situação de rua, em medida socioeducativa, privada de liberdade, ribeirinha, fluvial, etc.). Realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local, bem como aquelas previstas nas prioridades, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, assim como, na oferta nacional de ações e serviços essenciais e ampliados da AB;

D)  Incorreta- A alternativa propõe por atribuição comum a todos da Atenção Básica: realizar o acolhimento com escuta qualificada e classificação de risco, de acordo com os protocolos estabelecidos pela instituição, estando incorreta, a alternativa expõe uma atribuição do Enfermeiro.  

E)  Incorreta- A alternativa propõe por atribuição comum a todos da Atenção Básica: realizar a estratificação de risco e desenvolver o plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe, estando incorreta, a alternativa expõe uma atribuição do Enfermeiro.  


Gabarito: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para a questão é a opção C - "participar no processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades." Isso deve-se ao fato de que, conforme a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2017), é esperado que todos os profissionais envolvidos nas equipes de saúde da família (ESF) e de atenção básica (EAB) participem ativamente no processo de territorialização. Este processo consiste em conhecer a área geográfica e a população com a qual a equipe irá trabalhar, identificando não só os indivíduos, mas também os grupos e famílias que estão expostos a riscos e vulnerabilidades. Esta atribuição é fundamental para planejar e executar ações de saúde efetivas e direcionadas para as necessidades específicas da população atendida.

GABARITO: LETRA C

A) Atribuição do Médico

B) Atribuição do Enfermeiro, porém, na lei está escrito assim: Implementar e manter atualizados rotinas, protocolos e fluxos relacionados a sua área de competência na UBS;

D) Atribuição do Enfermeiro

E) Atribuição do Enfermeiro

PNAB - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo