Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2202051 Saúde Pública
Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas nos itens a seguir sobre a Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990.
( ) Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
( ) Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. 
( ) Caberá ao Município, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
( ) O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica e de enfermagem, com expressa concordância do paciente e de sua família.
( ) Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Essa afirmativa é verdadeira.

A Lei Nº 8.080/1990, em seu artigo 6º, define a vigilância sanitária como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

B) Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.

Essa afirmativa é verdadeira.

A Lei Nº 8.080/1990, em seu artigo 14, estabelece a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde. Essas comissões são compostas pelos Ministérios e órgãos competentes, bem como por entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de articular políticas e programas de interesse para a saúde.

C) Caberá ao Município, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

Essa afirmativa é falsa.

O financiamento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI) não é de responsabilidade exclusiva do município. O SASI é financiado de forma compartilhada entre a União, os estados e os municípios, conforme o disposto na Lei Nº 9.836/1999.

D) O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica e de enfermagem, com expressa concordância do paciente e de sua família.

Essa afirmativa é falsa, enfermagem não entra.

§ 3o O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família."

E) Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

Essa afirmativa é verdadeira.

A Lei Nº 8.080/1990, em seu artigo 18, estabelece que os recursos financeiros do SUS devem ser depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação (União, estados, municípios), e devem ser movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

Siga-me no Instagram @natanguima 

Fisioterapeuta

Mestre em Saúde.

Complementando a resposta do colega, a afirmativa: " Caberá ao Município, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena." é falsa. Pois, cabe à união o financiamento do subsistema indígena e estados e municípios podem participar em caráter complementar.

Lei Nº 9.836/1999.

. Caberá à União, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

. Os Estados, Municípios, outras instituições governamentais e não-governamentais poderão atuar complementarmente no custeio e execução das ações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo