Segundo a Política Nacional de Atenção Básica vigente, a Equ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932408 Saúde Pública
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica vigente, a Equipe de Saúde da Família (eSF) é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país. A eSF deve ser composta, no mínimo, por alguns profissionais, dentre eles: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: D - Agente Comunitário de Saúde (ACS)

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é um marco fundamental na organização da **Atenção Primária à Saúde (APS)** no Brasil, tendo como estratégia central a atuação das **Equipes de Saúde da Família (eSF)**. Essa política visa a reorganização dos serviços de saúde, aproximando-os das comunidades e promovendo um cuidado integral e contínuo.

No contexto das **eSF**, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais essenciais. Sua função é atuar como elo entre a comunidade e o serviço de saúde, realizando atividades de prevenção, promoção e vigilância em saúde. A presença do ACS é fundamental para conhecer as realidades locais e potencializar as ações de saúde.

Justificativas das alternativas:

  • Alternativa A: A presença de um médico na eSF é fundamental, mas não precisa ser, e nem é comum que seja, da especialidade de cirurgia. Na Atenção Básica, o foco é em médicos de família e comunidade, que têm uma abordagem mais generalista.
  • Alternativa B: Enfermeiros são essenciais na eSF, porém não é necessário que tenham especialização em medicina intensiva, uma área voltada para cuidados de alta complexidade hospitalar, e não para a Atenção Básica.
  • Alternativa C: Nutricionistas e psicólogos são profissionais que podem complementar as ações de saúde, mas não são componentes obrigatórios na composição mínima de uma eSF, segundo a PNAB.
  • Alternativa E: Agentes de Combate às Endemias (ACE) são importantes para o controle de doenças endêmicas, mas sua atuação é diferente da dos ACS e não são componentes obrigatórios na eSF.

A compreensão da estrutura e das funções dos profissionais na Equipe de Saúde da Família é essencial para quem deseja atuar ou se aprofundar no campo da Saúde Pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Resposta: D

Equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo:

(I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade;

(II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família;

(III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e

(IV) agentes comunitários de saúde.

Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Resposta: D

É obrigatória a presença do

Ace: Vigilancia epidemiológica e ambiental

Acs: Equipe Saúde da Família obs: ACE pode integrar como complementar, mas sua presença aqui não é obrigatória.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo