Considere que a paciente descrita na situação hipotética do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2901935 Medicina

Texto para as questões 22 e 23

Uma senhora de 50 anos de idade procurou atendimento médico e relatou que, há cerca de 10 horas, começou a sentir fraqueza muscular e parestesias na face, na língua, nos pés e nas mãos. Relatou ter iniciado quimioterapia há 3 dias, para tratamento de carcinoma de ovário. No exame físico, a paciente estava consciente e orientada e apresentava sinais vitais estáveis. Constatou-se fraqueza muscular no tronco e nos membros superiores e inferiores, sem sinais de localização neurológica. Entre os exames laboratoriais realizados, destacou-se a dosagem de potássio sérico em 7,0 mEq/L (que tem valores de referência entre 3,5 mEq/L e 5 mEq/L).

Considere que a paciente descrita na situação hipotética do texto apresente cãibras e tetania de extremidades, laringoespasmo com estridor laríngeo, presença dos sinais de Chvostek e Trousseau e eletrocardiograma com prolongamento do intervalo QT. Nessa situação,

I o desequilíbrio eletrolítico apresentado nesse caso provavelmente estará associado à síndrome de lise tumoral.

II os diuréticos de alça podem ser usados com vistas a reduzir a quantidade total de potássio corporal.

III tanto a chamada “solução polarizante” (associando glicose com insulina) como o uso de beta-2-agonistas por via inalatória (fenoterol, por exemplo) atuam na translocação do potássio do meio extra para o intracelular e poderiam ser usados na paciente.

IV caso haja qualquer alteração eletrocardiográfica decorrente desse distúrbio eletrolítico, o gluconato de cálcio por via intravenosa estará indicado, pois esse medicamento promove significativa redução no nível sérico do potássio.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas