Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069662 Medicina
Texto para a questão.

    Um paciente de quinze anos de idade iniciou, há três dias, quadro de cefaleia de forte intensidade, associado à febre aferida em 38 °C, irritabilidade e confusão mental. Foi admitido no serviço de emergência com crises convulsivas e rebaixamento do nível de consciência. A tomografia de crânio evidenciou edema citotóxico em região do lobo temporal esquerdo, sem efeito de massa significativo. O liquor revelou pleocitose linfomononuclear e proteína elevada.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o esquema terapêutico mais adequado para o paciente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um paciente com sintomas clínicos de encefalite, uma inflamação do cérebro normalmente causada por uma infecção viral. A idade do paciente, a presença de sintomas como febre, confusão mental e crises convulsivas, junto com os resultados da tomografia e do exame do líquor, indicam encefalite herpética, causada pelo vírus herpes simples. A alternativa A representa o tratamento padrão para a encefalite herpética. O aciclovir intravenoso é o antiviral de escolha nesse caso, administrado na dose de 10 mg/kg/dose, a cada oito horas, por 14 a 21 dias. As outras opções ou apresentam dosagens incorretas do medicamento, ou sugerem a administração oral, que não é adequada em um paciente com essa condição, ou ainda sugerem o uso de valaciclovir, que não é o antiviral de primeira linha para tratar encefalite herpética. Portanto, a alternativa A é a correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo