Assinale a alternativa que apresenta, correta e respec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069665 Medicina
Texto para a questão.

    Os tumores do sistema nervoso representam o grupo de tumores sólidos mais comum da infância e a segunda causa de neoplasia na faixa etária pediátrica. Decorrem de divisões celulares anormais envolvendo o tecido nervoso, as meninges, os vasos sanguíneos e as glândulas hipófise e pineal.

Marcelo Masruha Rodrigues e Luiz Celso Pereira Vilanova.
Tratado de neurologia infantil. 1.ª ed. Rio de
Janeiro: Atheneu, 2017. p. 901.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o tipo de tumor do sistema nervoso central mais comum na criança e o(s) local(is) anatômico(s) mais frequentemente afetado(s).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão pede para identificar o tipo mais comum de tumor do sistema nervoso central em crianças e os locais mais frequentemente afetados. A resposta correta é a alternativa E - glioma de baixo grau/vias ópticas e hipotálamo. No contexto da neurologia pediátrica, os gliomas de baixo grau são os tumores mais comuns, principalmente em crianças mais novas. Estes tumores podem surgir em qualquer parte do sistema nervoso central, mas são mais frequentemente encontrados nas vias ópticas e no hipotálamo. Isso se deve à tendência destes tumores de surgirem em áreas onde há uma alta concentração de células gliais, que são as células que compõem a maior parte do tecido do sistema nervoso central. Os gliomas de baixo grau são também geralmente mais lentos para crescer e menos agressivos que os gliomas de alto grau, o que os torna mais comuns na população pediátrica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo