Ao realizar o estudo social de uma pessoa interditada há ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q445315 Serviço Social
Ao realizar o estudo social de uma pessoa interditada há alguns anos devido a um diagnóstico psiquiátrico de transtorno mental, o assistente social identificou que ela realiza algumas atividades em seu dia a dia de forma autônoma. Nesse sentido, o assistente social, em seu parecer, procurará:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - indicar uma interdição parcial, sugerindo a necessidade de acompanhamento social do interdito e de seu curador na perspectiva de futuras reavaliações da necessidade da interdição.

A questão aborda o tema do estudo social no contexto do Serviço Social, especificamente em casos de interdição de pessoas por transtornos mentais. O estudo social é um instrumento técnico-operativo do Serviço Social que consiste na coleta, análise e interpretação de informações sobre a realidade social de indivíduos, famílias ou grupos, com vistas a fundamentar a tomada de decisões em processos jurídico-legais, políticas sociais ou programas de intervenção social.

Para resolver essa questão, é necessário compreender o processo de interdição e a importância do papel do assistente social em avaliar a autonomia e a capacidade do interditado de realizar atos da vida civil, assim como as implicações éticas e legais dessas avaliações.

A resposta correta é a alternativa B, pois sugere uma interdição parcial, o que se alinha aos princípios éticos e técnicos do Serviço Social, que visam à ampliação da autonomia dos usuários e à garantia de seus direitos. Ao indicar a necessidade de acompanhamento social do interdito e de seu curador, o assistente social demonstra a preocupação com a evolução do caso e a possibilidade de reavaliações futuras, que podem levar a uma maior autonomia ou até o fim da interdição, caso seja constatada a capacidade do indivíduo de gerir seus atos da vida civil.

A indicação de uma interdição parcial é um meio termo entre a manutenção da interdição total e o seu término imediato, considerando a autonomia já conquistada pelo usuário e respeitando o seu processo de recuperação ou adaptação. Essa postura profissional fortalece a perspectiva de defesa dos direitos e de promoção da autonomia do usuário, aspectos fundamentais no exercício profissional do assistente social.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ao identificar que ela realiza algumas atividades em seu dia a dia de forma autônoma. Nesse sentido, o assistente social, em seu parecer, procurará indicar uma interdição parcial, sugerindo a necessidade de acompanhamento social do interdito e de seu curador na perspectiva de futuras reavaliações da necessidade da interdição, pela busca de sua qualidade de vida e saúde da mesma. 

Eu discordo desse gabarito, acho que indicar interdição parcial é competência do psiquiatra, eu não me responsabilizaria dessa forma,  além do que não se pode deixar de considerar a instabilidade de pacientes com transtorno mental.

Vida Dorneles, eu também não concordei muito com o gabarito, avaliando por essa lógica de que eu não poderia sugerir ao psiquiatra o tipo de interdição que o mesmo aplicaria, mas sim deixar consistente no laudo os avanços do usuário no seu processo de autonomia e, por isso, indicar no parecer a importância de realização por parte daquele profissional de uma nova avaliação. 

Discordo desse gabarito. Trabalhei 3 anos em uma Residência Inclusiva, onde todos os residentes eram interditados, porém, todos levam uma vida mais próxima da normalidade possível e praticam atividades de vida diária.

Quem fez essa prova do TJGO não sabe o que faz o assistente social! Questão totalmente sem nexo!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo