Acerca da repartição constitucional das receitas tributária...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170945 Direito Tributário
Acerca da repartição constitucional das receitas tributárias, nos termos da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre repartição constitucional das receitas tributárias, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. O objetivo é identificar a alternativa INCORRETA.

Tema Central: A questão aborda a repartição das receitas tributárias entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme a Constituição de 1988. Isso é crucial para garantir que os entes federativos tenham recursos para cumprir suas funções.

Base Jurídica: A repartição das receitas está principalmente nos artigos 157 a 162 da Constituição Federal de 1988. Vamos analisar cada alternativa:

Alternativa A: Esta alternativa menciona a obrigação dos entes federativos de divulgar informações sobre arrecadação e critérios de rateio. Isso está correto e está de acordo com o artigo 162 da Constituição, que exige transparência na administração pública.

Alternativa B: Afirma que é vedada a retenção ou restrição à entrega dos recursos atribuídos aos Estados, Distrito Federal e Municípios. Essa disposição está correta e é garantida pelo artigo 160 da Constituição, que assegura a liberdade de execução dos recursos atribuídos aos entes federativos.

Alternativa C: Refere-se ao imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos pagos pelos Estados e Distrito Federal. Isso está correto, conforme o artigo 157, inciso I, que atribui essa receita aos Estados e ao Distrito Federal.

Alternativa D: Aqui está a alternativa INCORRETA. Ela afirma que pertence ao Município 25% do produto da arrecadação do imposto estadual sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) licenciados em seus territórios. Na verdade, o correto é que 50% do IPVA arrecadado é destinado ao município onde o veículo está licenciado, conforme o artigo 158, inciso III, da Constituição.

Alternativa E: Refere-se ao imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos pagos pelos Municípios. Isso está correto, conforme o artigo 158, inciso I, que atribui essa receita aos Municípios.

Exemplo Prático: Imagine que um veículo é registrado em um município X. Do total arrecadado com o IPVA desse veículo, 50% deve ser repassado ao município X, não 25% como sugerido na alternativa D.

Conclusão: A alternativa D é a incorreta. Ela contraria a Constituição ao afirmar uma porcentagem errada de repartição do IPVA para os municípios.

'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!'

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra "d" - errada - CF/88 -

Art. 158. Pertencem aos Municípios:

III - 50% cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) licenciados em seus territórios;

Gabarito: letra D

Todos do CTN

a) 162, caput

b) 160, caput

c) 157, I

d) 158, III - 50% do IPVA arrecadado

e) 158, I

Art. 158. Pertencem aos Municípios: [...] I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem; [...] III - 50% (cinquenta por cento) do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios e, em relação a veículos aquáticos e aéreos, cujos proprietários sejam domiciliados em seus territórios;     

Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal: I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem; II - vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da competência que lhe é atribuída pelo art. 154, I.

Art. 162. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios divulgarão, até o último dia do mês subseqüente ao da arrecadação, os montantes de cada um dos tributos arrecadados, os recursos recebidos, os valores de origem tributária entregues e a entregar e a expressão numérica dos critérios de rateio.

Parágrafo único. Os dados divulgados pela União serão discriminados por Estado e por Município; os dos Estados, por Município.

Repartição Tributária Municipal:

Federais: 100% IRPF - 100% ITR (Se fiscalizar e cobrar)/ 50% ITR (caso não)

Estaduais: 50% IPVA - 25% ICMS

IPTR - 50%

IPTU - 50%

IPVA - 50%

ICMS 25%

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo