Devido ao fato de ter contraído a doença, no momento da alt...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250706 Enfermagem
Devido ao fato de ter contraído a doença, no momento da alta, devem ser orientados a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber o esquema da vacina específica, todos os indivíduos diagnosticados com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Uma pessoa que tenha tido poliomielite, hepatite A, febre amarela ou rubéola, após a cura do doença a pessoa adquire imunidade permanente, não necessitando de vacina. Porém o mesmo não ocorre com o tétano. No caso do tétano a imunidade permanente é conferida pela vacina. A doença não confere imunidade. Os filhos de mães imunes apresentam imunidade passiva e transitória até 2 meses de vida. A imunidade conferida pelo soro antitetânico (SAT) dura em torno de duas semanas, enquanto aquela conferida pela imunoglobulina humana antitetânica (IGHAT) dura aproximadamente três semanas.


Gabarito do Professor: Letra C


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde. – 5. ed. rev. e atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C - Tétano. O tétano é uma doença infecciosa aguda, não imunizante, causada pela neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Isso significa que mesmo após se recuperar da doença, o indivíduo não fica automaticamente imunizado contra novas infecções. Portanto, pacientes que foram diagnosticados e tratados para tétano devem ser orientados a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a vacina específica e prevenir futuros episódios. As outras doenças listadas nas alternativas, como poliomielite, hepatite A, febre amarela e rubéola, conferem imunidade natural após a recuperação, o que torna desnecessária a busca por vacinação após a alta médica.

cade o contexto da questão?

Ué...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo