Com base nessa situação hipotética, assinale a altern...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019
Banca:
Quadrix
Órgão:
FHGV
Prova:
Quadrix - 2019 - FHGV - Médico Neurologista Pediátrico |
Q1069669
Medicina
Texto associado
Texto para a questão.
Uma criança de oito anos de idade começou a ter alucinações visuais de curta duração, caracterizadas como visão de figuras de padrão circular e multicoloridas, que cresciam e se multiplicavam. Esses episódios duravam, em média, três minutos e eram sucedidos por cefaleia pulsátil de forte intensidade. O exame neurológico não evidenciou alterações e o eletroencefalograma interictal evidenciou paroxismos de espículas occipitais.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a opção terapêutica mais apropriada para o paciente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão descreve um caso clínico de uma criança que apresenta alucinações visuais seguidas de cefaleia intensa. O diagnóstico sugerido por estas características é a enxaqueca com aura visual, uma condição neurológica que se manifesta com sintomas visuais transitórios (a aura) seguidos ou acompanhados de dor de cabeça. A alternativa A, carbamazepina, é a correta pois é um medicamento antiepiléptico frequentemente usado no tratamento de enxaquecas, incluindo as enxaquecas com aura. A carbamazepina ajuda a reduzir a frequência e a gravidade dos episódios de enxaqueca ao estabilizar a atividade elétrica no cérebro. As outras alternativas listam medicamentos que podem ser usados para tratar outras condições neurológicas, mas não são a primeira opção para este caso específico, e a alternativa E é incorreta pois, embora algumas enxaquecas possam ser benignas e autolimitadas, a intensidade da dor descrita neste caso justifica a intervenção terapêutica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo