Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiênc...
I. Fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência constitui crime punível com detenção. II. Às instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, aplica-se o direito de cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas de alunos deficientes para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições, desde que necessitem de atendimento especial III. Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras.
verifica-se que está/ão correta/s
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - III, apenas.
Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e como ela se relaciona com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/2015), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Afirmativa I: A legislação mencionada realmente considera crime a prática de recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivo de sua deficiência. Todavia, a afirmativa está incompleta, pois além de ser crime, essa conduta é punível com reclusão de 2 a 5 anos e multa, não com detenção. Portanto, essa afirmação está incorreta.
Afirmativa II: Esta afirmação é falsa, pois o Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que é vedado às instituições privadas de ensino cobrar valores adicionais nas mensalidades, anuidades e matrículas para o atendimento educacional especializado. Logo, não é permitido à instituição privada cobrar mais de alunos com deficiência pela inclusão deles em seus serviços educacionais regulares.
Afirmativa III: Esta afirmativa está correta. A Lei prevê que os tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atuam na educação básica e superior, devem ter formação em nível médio ou superior, e certificado de proficiência em Libras. A legislação busca garantir que esses profissionais possuam a qualificação necessária para desempenhar adequadamente suas funções, assegurando assim um ensino de qualidade e acessível para estudantes surdos ou com deficiência auditiva.
Portanto, apenas a afirmativa III está correta, tornando a Alternativa B a resposta certa para esta questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 8o Constitui crime punível com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa: (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
I - recusar, cobrar valores adicionais, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
II - obstar inscrição em concurso público ou acesso de alguém a qualquer cargo ou emprego público, em razão de sua deficiência; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
III - negar ou obstar emprego, trabalho ou promoção à pessoa em razão de sua deficiência; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
IV - recusar, retardar ou dificultar internação ou deixar de prestar assistência médico-hospitalar e ambulatorial à pessoa com deficiência; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
V - deixar de cumprir, retardar ou frustrar execução de ordem judicial expedida na ação civil a que alude esta Lei; (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
VI - recusar, retardar ou omitir dados técnicos indispensáveis à propositura da ação civil pública objeto desta Lei, quando requisitados. (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) (Vigência)
A Lei é maior que a LDB. A banca que cobra o artigo 80 quer complicar a vida do candidato.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo