O Título VI da Resolução CNE/CEB no 4/10, a qual define D...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1760302 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica são normatizações obrigatórias para a Educação Básica. O seu intuito é orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. A partir dessa informação, responda à questão.
O Título VI da Resolução CNE/CEB no 4/10, a qual define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, é dedicado à organização da Educação Básica. No Art. 20 dessa Resolução consta que “O respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e identitários é um princípio orientador de toda a ação educativa, sendo responsabilidade dos sistemas a criação de condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade, tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - "à idade própria de percurso escolar".

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica são um conjunto de normativas que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, garantindo que a educação básica no Brasil siga determinados princípios e objetivos comuns e essenciais.

O Art. 20 da Resolução CNE/CEB nº 4/10 enfatiza o respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais e identitários como um princípio orientador de toda a ação educativa. Isso significa que os sistemas de ensino devem criar condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos recebam uma formação que respeite sua diversidade.

Vamos analisar a alternativa correta e justificar porque as outras estão incorretas:

A - "à idade própria de percurso escolar".
Essa é a alternativa correta, pois está alinhada com o Art. 20 da Resolução, que ressalta a importância de proporcionar uma formação adequada à faixa etária dos educandos, respeitando seus diversos tempos de desenvolvimento.

B - "às exigências do mundo globalizado".
Apesar de relevante, essa alternativa não é o foco do Art. 20, que prioriza o respeito aos tempos e características dos educandos, não mencionando diretamente as exigências do mundo globalizado.

C - "às demandas do mercado de trabalho".
Embora a educação deva preparar os estudantes para o mercado de trabalho, esta alternativa não corresponde ao Art. 20, que se concentra na criação de condições para uma formação que respeite a diversidade dos educandos.

D - "às expectativas familiares do estudante".
As expectativas familiares são importantes, porém, o Art. 20 destaca a responsabilidade dos sistemas de ensino em respeitar os tempos e características individuais dos educandos, não mencionando especificamente as expectativas familiares.

E - "ao prosseguimento em estudos superiores".
Preparar os estudantes para continuar os estudos é um objetivo da educação, mas o Art. 20 foca na criação de condições que respeitem a diversidade dos educandos e suas necessidades de formação, não se limitando apenas à continuidade acadêmica.

Entendeu bem a questão? Ela aborda a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais em respeitar e atender às diferentes necessidades e tempos de desenvolvimento dos alunos, algo crucial para uma educação inclusiva e de qualidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Artigo 20. O respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socio-emocionais, culturais e identitários é um princípio orientador de toda a ação educativa, sendo responsabilidade dos sistemas a criação de condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade, tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade própria de percurso escolar.

Gabarito letra A

Artigo 20. O respeito aos educandos e a seus tempos mentais, socio-emocionais, culturais e identitários é um princípio orientador de toda a ação educativa, sendo responsabilidade dos sistemas a criação de condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade, tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade própria de percurso escolar.

Gabarito letra A

Resolução CNE/CEB 4/10

Art. 20. O respeito aos educandos e a seus tempos mentais,

socioemocionais, culturais e identitários é um princípio orientador de toda a

ação educativa, sendo responsabilidade dos sistemas a criação de condições

para que crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sua diversidade,

tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade

própria de percurso escolar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo