Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q768749 Administração Geral

Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da contribuição dos principais teóricos dessa área de conhecimento, julgue o item a seguir.

Segundo os teóricos adeptos da gestão da qualidade total (TQM), essa modalidade de gestão deve, necessariamente, contar com o desenvolvimento de planejamento estratégico da qualidade.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Certo.

 

Com a qualidade total surgiram os conceitos de gestão e de controle da qualidade. A “Gestão da Qualidade Total – TQM – é o gerenciamento de todos os elementos, internos e externos à empresa, relacionados com o empreendimento, para avaliar o grau de eficiência e eficácia”. A TQM foca a qualidade do gerenciamento do negócio, abrangendo de forma sistêmica a gestão do processo produtivo e a gestão organizacional. O “Controle Total da Qualidade – TQC compreende as atividades de controle em todas as fases das quais depende a satisfação do cliente”.47
Em termos de gestão, a qualidade teve início com a técnica de “inspeção em massa”, evoluiu para o “controle estatístico da qualidade” e deste para a “gestão da qualidade total”. Quanto ao controle da qualidade, no contexto da qualidade total, ele é feito pelas equipes, de forma descentralizada.
Normas ISO
ISO é o nome usual da Organização Internacional de Padronização, fundada em 1947, com sede na Suíça, que congrega os organismos de normatização dos diversos países, e tem como principal atividade elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho nas mais diversas áreas da sociedade, exceto no setor eletroeletrônico. O Brasil é representado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O objetivo dessa organização é promover o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas, visando facilitar o comércio internacional de bens e serviços. As normas ISO devem ser revisadas ao menos uma vez a cada cinco anos. A série 9000 é a que se refere ao sistema de gestão da qualidade das empresas. As normas ISO não garantem qualidade; certificam “processos” que asseguram que os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade.
Atenção → Normas ISO, por si só, não garantem a qualidade.
Resumindo: As normas ISO se referem à normatização dos processos existentes em uma organização, que serão executados por todos os envolvidos. Seguindo os padrões validados, em tese, os produtos e serviços deveriam apresentar qualidade, mas isso a ISO não garante: ela só assegura padrões.
Uma vez normatizados os processos e certificados pela ISO, várias são as vantagens para as empresas, entre elas: maior credibilidade da empresa no mercado consumidor; maior competitividade dos produtos e serviços; maior facilidade de comércio internacional. Do ponto de vista operacional interno, tem como principais benefícios o registro do conhecimento (processos de trabalho) e a facilidade na substituição de trabalhadores em caso de necessidade.

A ISO 9000 na gestão por processos e na satisfação dos clientes.

Gabarito: Certo

 

A gestão da qualidade passou a ser obrigação, e não algo a mais. A qualidade passou a ser vista de forma sistêmica, dinâmica e contínua. Conforme em meu livro:

 

Era da Gestão Total da Qualidade: Armand Feigenbaum, em 1961, apresentou o controle da qualidade total (TQC - Total Quality Control), trazendo como foco principal o cliente, os sistemas e o pensamento estratégico. Para este autor, a referência da qualidade já começaria na concepção do produto, baseando-se nas necessidades e nos desejos do cliente, além disso, a qualidade deveria ser feita de maneira estratégica, ampla e holística, isto significa dizer que não basta a fábrica produzir bem o produto, sem defeitos, se a embalagem do produto não é adequada, ou se o produto de entrega é péssimo; a qualidade deve ser feita em todos os setores e por todas as pessoas, interligando um processo ao outro. É importante destacar também, que em termos contemporâneos a qualidade não é só a falta do defeito imediato, mas também é vista como diferencial de competitividade, uma vez que a qualidade pode ser refletida em um produto que tenha longevidade de duração e manutenibilidade, isso é, ser capaz de receber assistência caso apresente defeitos em um tempo futuro. Por fim, concluindo esta visão resumida, devemos destacar as aparições cada vez mais frequentes das leis, normas, como a ISO 9.000 e selos de qualidade, indo de encontro às exigências dos clientes, pois cada vez mais são bem informados, e também ao ponto de diferencial de competitividade.

 

 

Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

Gabarito: Correto 

 

A gestão total de qualidade procura estabelecer a qualidade em todos as áreas da organização,  ou seja, no setor de planejamento, de produção até mesmo com seus fornecedores. 

QUALIDADE TOTAL: PROCESSO DE MUDANÇA APLICÁVEL NO NÍVEL ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO. (do todo para as partes)

QUALIDADE CONTÍNUA: PROCESSO DE MUDANÇA APLICÁVEL NO NÍVEL OPERACIONAL DA ORGANIZAÇÃO. (das partes para o todo)

 

 

 

GABARITO CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo