Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da ...
Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da contribuição dos principais teóricos dessa área de conhecimento, julgue o item a seguir.
Cunhado por Juran e Gryna, o conceito segundo o qual
qualidade é adequação ao uso é amplamente difundido e bem
aceito entre os profissionais da gestão da qualidade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (39)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
A partir da década de 70, observam-se três vertentes de definição da qualidade de produto. A primeira tem como principal expoente a definição da qualidade de JURAN (1974) como adequação ao uso (fitness for use). Essa talvez seja a definição mais difundida e empregada até os dias atuais. A qualidade pode ser definida como a capacidade que tem determinado serviço de atingir seus objetivos, atendendo aos requisitos do cliente ou, conforme Juran (1993), “qualidade é adequação ao uso”. O fato de que as características do produto devem ir ao encontro às necessidades dos clientes (Juran e Gryna, 1991).
Fala fala fala mas n bota o gabarito CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
Gabarito : Certo
Paladine (1995 apud Jenkins, 1971) diz que “A qualidade é o grau de um produto à demanda que pretende satisfazer”, o autor ressalta também o conceito de Juran e Gryna (1991) quando afirma “Qualidade é adequação ao uso”.
Fonte:http://www.cadsoft.com.br/noticia_leitura.php?id=121
SÓ É VENCIDO QUEM SE DEIXA VENCER!!
AVANTE, COMBATENTES !!!
Gabarito: Certo
Além do já exposto pelos colegas, Juran teve outras contribuiçoes importantes, conforme em meu livro:
Joseph M. Juran: Assim como Deming, atuou na Reconstrução do Japão, desenvolvendo os pilares da qualidade junto com outros autores. Pensou ideias como o sistema puxado de produção, situação em que a produção ocorre conforme a demanda da clientela. Além disso, desenvolveu trabalhos sobre o conceito de "cliente interno" e, principalmente, sobre a mudança de enfoque na gestão da qualidade, saindo do plano operacional (algum departamento de qualidade específico ou acoplado à produção) para o plano estratégico. Outro trabalho seu relevante é a conhecida trilogia da qualidade, composta por planejamento, controle e melhoria. No planejamento, objetivos de desempenho devem ser estabelecidos e métodos propostos para alcançá-los, tudo com base nas necessidades dos clientes. No controle, o desempenho operacional deve ser avaliado e comparado com os objetivos propostos. Por fim, na melhoria da qualidade, a ideia é avançar para um novo nível de qualidade, sempre se aperfeiçoando. Nas palavras de Carvalho e Paladini, "foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando-os em três categorias: falhas (externas e internas), prevenção e avaliação".[i]
[i] CARVALHO, Marly Monteiro; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 13.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
Gabarito: C
De Juran e Gryna a qualidade consiste na adequação do produto ao uso. ou seja, o produto tem que atender seu objetivo de uso e consequentemente satisfazer o cliente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo