Em relação ao ciclo PDCA, às ferramentas de gestão da qualid...
Em relação ao ciclo PDCA, às ferramentas de gestão da qualidade e aos modelos de excelência gerencial, julgue o item seguinte.
O ciclo PDCA constitui uma ferramenta de planejamento cuja
aplicação restringe-se às ações estratégicas das organizações.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado, pode também ser usado nos níveis tático e operacional.
O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.
Na década de 50 ele foi popularizado no mundo todo por outro americano, o professor William Edwards Deming, conhecido como guru do gerenciamento de qualidade e reconhecido por sua importância para a melhoria dos processos produtivos nos EUA durante a segunda guerra e também por seu trabalho de consultoria com executivos japoneses.
O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
P: do verbo “Plan”, ou planejar.
D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.
Importante ressaltar que, uma vez implantado, o ciclo PDCA deve tornar-se uma constante dentro da empresa, um verdadeiro círculo virtuoso objetivando sempre a melhoria contínua.
FONTE: http://www.venki.com.br/blog/o-que-e-ciclo-pdca/ ACESSO EM:(03/02/2017)
1.Ciclo PDCA
• O ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, seu maior divulgador, é uma ferramenta importante para promover a melhoria.
->Pode ser usado nos níveis de planejamento:
Estratégico, Tático e Operacional.
• O PDCA visa a melhoria contínua. É um método muito utilizado:
•Plan (planejar)
•Do (Executar)
•Check (verificar)
•Act (Agir Corretivamente)
1ª Fase – Planejar: Definição de metas e objetivos para determinada atividade. Representa perguntas como: O que fazer? Como faremos para atingir essa meta?
2ª Fase – Executar: Executa-se o que foi planejado. Para executar, normalmente, é necessário educar e treinar as pessoas antes que elas comecem a executar efetivamente as ações planejadas. Logo o treinamento e a educação também fazem parte dessa fase.
3ª Fase – Verificar/Controlar: Controle que ocorre para comparar se os
resultados que estão sendo alcançados estão de acordo com as metas e
métodos estabelecidos no planejamento.
4ª Fase – Agir corretivamente: Ação corretiva para os desvios identificados na fase de verificação. Esse ciclo promove a retroalimentação, ou seja, a ação corretiva visa qualificar o próximo ciclo.
O PDCA visa a melhoria contínua. É um método muito utilizado:
P lan (planejar)
D o (Executar)
C heck (verificar)
A ct (Agir Corretivamente)
Gabarito: Errado.
Pode acontecer em qualquer nível da empresa, operacional, tático ou estratégico. Complementando o raciocínio:
A grande maioria das questões de prova batem na tecla da melhoria contínua, pois a ideia chave dessa ferramenta gerencial é transformar os problemas dos processos em oportunidades de melhoria, por isso a constante e contínua visão de melhoria. O clico PDCA é dividido em quatro etapas e tem este nome devido às iniciais do título – em inglês – de cada etapa, conforme segue.
Plan (planejar): Estabelecimento de metas e de métodos para se alcançar o objetivo.
Do (executar): Execução das tarefas nos moldes propostos pelo planejamento. Nesta fase, deve acontecer a educação e o treinamento dos funcionários, além de uma coleta geral de dados para uma posterior verificação.
Check (verificar): Comparação dos resultados obtidos com o planejado. Algumas outras ferramentas da qualidade podem ajudar neste processo, como gráficos, relatórios, estudos por amostragem, etc.
Action (agir): Atuação corretiva. Em suma, pode acontecer de duas maneiras, caso o planejado tenha acontecido de fato, a organização pode adotar como padrão ou até propor uma meta "maior"; caso o planejado não tenha acontecido, a organização deve agir sobre as causas que impediram o atingimento das metas.
Werkema explica o papel das ferramentas analíticas dentro do Ciclo PDCA, destacando que “a meta (resultado) é alcançada por meio do método (PDCA). Quanto mais informações (fatos e dados, conhecimentos) forem agregadas ao método, maiores serão as chances da meta e maior será a necessidade de utilização de ferramentas apropriadas para coletar, processar e dispor essas informações durante o giro do PDCA".
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo