Com relação à tabela de temporalidade de documentos de arqui...
Com relação à tabela de temporalidade de documentos de arquivo, bem como à triagem e eliminação de documentos e processos, julgue o item subsecutivo.
Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode
ser eliminado.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (96)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O valor primário todo documento possui (ou já possuiu, uma vez que é temporário). Ele é o valor administrativo, técnico, legal, fiscal, jurídico, etc. ou seja, é a importância que o documento possui para que a instituição realize atividades administrativas (ele é a própria razão de existir do documento), que vai reduzindo á medida que o tempo passa.
O valor secundário somente u aparcela mínima de documentos possui. Ele é o valor que o documento possui como prova ou testemunha de fatos importantes para a História, Ciência, Cultura ou para a sociedade como um todo. É a função que o documento exerce como memória da instituição, e exatamente por isso é um valor permanente (que não reduz com o tempo).
Então, caso um documento tenha findado seu valor primário, o mesmo será eliminado SE E SOMENTE SE não possuir valor secundário; caso possua este valor, deverá ser recolhido para o arquivo permanente.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errada
Se esgotar o valor primário do documento, após passar pelo Arquivo Corrente e Intermediário vai para o Arquivo Permanente, que possui valor secundário. Isso se o documento possuir valor histórico. Se não tiver, então será eliminado.
ERRADO.
.
Todos os documentos possuem valor primário, mas nem todos possuem ou adquirem um valor secundário. Quando os documentos perdem o seu valor primário e não possuem valor secundário, são eliminados. Por sua vez, aqueles que não são mais necessários às atividades rotineiras do órgão ou entidade que os criou (não possuem valor primário), mas apresentam valor secundário (valor probatório ou informativo), serão destinados à guarda permanente para que sejam disponibilizados para a sociedade. Ou seja, nem todo documento que perde o valor primário será eliminado, devendo-se, primeiramente, constatar a existência ou não do valor secundário.
.
FONTE: https://www.arquivologiaparaconcurso.com/copia-dpu-2016-1
Nem todos...Os documentos de Arquivo Permanente não têm valor primário. ou seja, não podem ser ELIMINADOS.
Outras que ajudam a responder:
(CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo)
A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.
GABARITO: CERTA.
(CESPE - 2014 -TCDF TEC.ADM)
Após passarem pelos arquivos correntes, os documentos de arquivo podem ser eliminados, ser encaminhados ao arquivo intermediário, ou, ainda, ser recolhidos aos arquivos permanentes.
GABARITO: CERTA.
Quando termina o valor primário (arquivo corrente e intermediário) o arquivo pode ser recolhido para o valor secundário (arquivo permanente), se tiver valor histórico, cultural, probatório e informativo ou ele será eliminado.
ERRADO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo