Com relação à tabela de temporalidade de documentos de arqui...
Com relação à tabela de temporalidade de documentos de arquivo, bem como à triagem e eliminação de documentos e processos, julgue o item subsecutivo.
A tabela de temporalidade é um instrumento resultante do
processo de avaliação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Em resumo, a equipe avalia os documentos e determina-lhes o valor, e a tabela de temporalidade, com base nesta avaliação, determina os prazos de guarda e a destinação dos documentos.
Então, como a tabela é elaborada com base nos resultados da avaliação (funciona como um espelho desta), podemos concluir que a tabela é sim um produto da avaliação de documentos.
Gabarito do professor: Certo
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO.
.
Questão retirada documento “Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública, página 43”.
.
"A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente –, além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação".
.
FONTE: https://www.arquivologiaparaconcurso.com/copia-dpu-2016-1
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e Pesquisa Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário; Avaliação de Documentos;
A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.
GABARITO: CERTA.
Prova: Analista Ministerial - Documentação; Órgão: MPE-PI;Ano: 2012;Banca: CESPE - Arquivologia Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Avaliação de Documentos
Um dos instrumentos da avaliação, processo de análise de documentos arquivísticos, é a tabela de temporalidade, por meio da qual se estabelecem os prazos de guarda e a destinação dos documentos bem como orientações acerca da migração de suportes.
GABARITO: CERTA.
Gab. CERTO
Na tabela de temporalidade se sabe sobre as fases Corrente - Intermediário - Permanente. Com uma AVALIAÇÃO o documento se classifica em uma das três idades.
Então sim! É resultante de uma avaliação a tabela de temporalidade.
#DeusnoComando
CERTO
" A tabela de temporalidade é instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos. Ela determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final."
OBS:
*** Cada instituição cria sua tabela.
*** A tabela de temporalidade é criada pela Comissão permanente de avaliação de documentos ou Comissão de análise de documentos.
FONTE: Livro arquivologia para concursos - Anderson Gomes Barbosa e André Malverdes, ed. 2015, pág. 52.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo