A Declaração de Salamanca apresentou princípios, políticas ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra D. A Declaração de Salamanca é um marco significativo na área da educação inclusiva. Elaborada em 1994, durante a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada na cidade de Salamanca, na Espanha, esta declaração estabeleceu princípios fundamentais para desenvolver políticas educativas que promovessem a inclusão. Seu foco está em garantir que os sistemas educacionais sejam capazes de atender a todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
A alternativa correta, letra D, está correta porque reflete com precisão o princípio da inclusão, que é o coração da Declaração de Salamanca. Ela afirma que os sistemas de ensino devem ser desenhados e os programas aplicados de tal forma que contemplem a diversidade humana. Assim, as escolas deveriam se adaptar às crianças e não o contrário, o que significa que a educação deve ser acolhedora com todas as diferenças, criando um ambiente inclusivo que atenda às necessidades variadas de cada estudante.
As outras alternativas não refletem os princípios e diretrizes da Declaração de Salamanca. A alternativa A parece sugerir a necessidade de esforço apenas por parte da família e da comunidade, o que contraria o princípio de que a responsabilidade é compartilhada com o sistema educacional. A alternativa B é totalmente contrária aos objetivos da Declaração, que busca a integração e a eliminação da segregação e exclusão. A alternativa C limita o escopo da Declaração aos países em desenvolvimento, enquanto ela é universal. E a alternativa E, apesar de afirmar que todas as crianças têm direito à educação, inclui uma afirmação errônea de que poderiam não desenvolver um nível aceitável de conhecimentos, o que vai contra o princípio de que todos podem aprender. A Declaração enfatiza a capacidade de todos os estudantes de se desenvolverem e aprenderem dentro de um sistema educacional inclusivo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Declaração de Salamanca ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por que motivo for. Assim, a idéia de “necessidades educacionais especiais” passou a incluir, além das crianças portadoras de deficiências, aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas, as que moram distantes de quaisquer escolas, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, as que sofrem de abusos contínuos físicos, emocionais e sexuais, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.
Uma das implicações educacionais orientadas a partir da Declaração de Salamanca refere-se à inclusão na educação. Segundo o documento, “o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parceiras com a comunidade (…) Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que se lhes assegure uma educação efetiva (…)”.
http://www.educabrasil.com.br/declaracao-de-salamanca/
D
a Declaração de Salamanca ressalta que os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda a gama das diferentes características e necessidades.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo