Na etiopatogenia da depressão

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q782256 Psiquiatria
Na etiopatogenia da depressão
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

A questão aborda a etiopatogenia da depressão, que é o estudo das causas e mecanismos de desenvolvimento dessa condição. Para responder adequadamente, é necessário compreender como fatores genéticos, biológicos e ambientais contribuem para a depressão. Conhecimentos sobre neurotransmissores, como a serotonina, o papel do estresse celular e a influência genética são essenciais.

Alternativa correta: E - as alterações em serotonina e cortisol seriam consequências de um processo de estresse celular e não a principal etiologia.

Justificativa:

A alternativa E é correta porque reconhece que mudanças em neurotransmissores como serotonina e hormônios como cortisol podem ser resultados do estresse ao nível celular, em vez de serem as causas primárias da depressão. Essa perspectiva é alinhada com teorias modernas que veem a depressão como um distúrbio complexo resultante de múltiplos fatores, incluindo o estresse.

Análise das alternativas incorretas:

A - "Os eventos adversos na infância não estão associados ao aumento da vulnerabilidade para transtornos ansiosos e afetivos na idade adulta."

Isso é incorreto. Evidências científicas mostram que experiências adversas na infância, como trauma, estão fortemente associadas ao desenvolvimento de transtornos de humor e ansiedade na vida adulta.

B - "Não há dados que corroborem a hipótese das citocinas até o momento."

Essa afirmação é errada. Estudos indicam que citocinas, que são proteínas envolvidas na resposta imune, podem desempenhar um papel na depressão, sugerindo que processos inflamatórios estão relacionados à etiologia do transtorno.

C - "Não se observa acometimento sistêmico celular."

Isso está incorreto. A depressão tem sido associada a alterações sistêmicas e celulares, incluindo mudanças em neurotransmissores e na resposta ao estresse.

D - "A herdabilidade foi estimada entre 70 e 80%."

Embora a genética desempenhe um papel na depressão, essa estimativa é alta demais para a herdabilidade da maioria dos transtornos de humor, que costuma ser menor, sugerindo também a influência significativa de fatores ambientais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo