Em “Política de Educação Brasileira e a Expansão dos Institu...
Em “Política de Educação Brasileira e a Expansão dos Institutos Federais”, Prada e Garcia (2016) apresentam as características da educação brasileira de modo a compreender a respeito da expansão da Rede de Institutos Federais de Educação profissional e Tecnológica. Sobre as características da educação apresentadas pelas autoras, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:
( ) A educação compreendida como uma estratégia de intervenção do Estado, na qual o capital busca assegurar as condições necessárias para a sua produção e reprodução.
( ) A política econômica, conjugada ao perfil de política social seletiva/focalizada com políticas pobres para os pobres, minimiza as manifestações das expressões da questão social na política de educação.
( ) As concessões que o capitalista permite para a área social são para a estabilização do sistema de modo que não fiquem ameaçados os ganhos do capital e para não haver a redução dos lucros e o acirramento da luta de classes.
( ) E tão-só, pela educação que o Banco Mundial adota a estratégia de contenção da pobreza, na ação de controle da natalidade.
( ) A política educacional é direcionada pela racionalidade financeira e não reconhece mais a universalidade do direito à educação gratuita nos estabelecimentos oficiais em todos os níveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: