Quanto aos transtornos mentais relacionados ao trabalho, é c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: FHGV Prova: Quadrix - 2019 - FHGV - Médico do Trabalho |
Q1069448 Segurança e Saúde no Trabalho
Quanto aos transtornos mentais relacionados ao trabalho, é correto afirmar que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

A questão aborda os transtornos mentais relacionados ao trabalho, um tema relevante em Segurança e Saúde no Trabalho. Para responder corretamente, é necessário compreender como fatores do ambiente de trabalho e mudanças organizacionais podem influenciar a saúde mental dos trabalhadores.

Justificativa da Alternativa Correta (C):

A alternativa C está correta ao afirmar que as mudanças tecnológicas e da organização do trabalho, que fazem parte dos processos de reestruturação produtiva, têm levado ao aumento de novos tipos de adoecimento. No ambiente de trabalho moderno, a pressão por produtividade e a introdução de novas tecnologias podem causar estresse e outros problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: A afirmação de que competitividade e individualidade são protetores da saúde é incorreta. Na verdade, esses fatores podem aumentar o estresse e a pressão sobre o trabalhador, potencialmente levando a problemas de saúde mental.

Alternativa B: Esta opção incorretamente sugere que a violência leva a quadros de esquizofrenia reversível. Embora a violência possa contribuir para transtornos mentais, a esquizofrenia não é tipicamente reversível e não é diretamente causada por agressões ou violência no trabalho.

Alternativa D: Embora a exposição a substâncias químicas como o cloro possa afetar a saúde mental, a descrição dos efeitos na alternativa não se alinha com os efeitos típicos conhecidos, como distúrbios mentais e alterações do comportamento decorrentes de tais exposições.

Alternativa E: A síndrome de Burnout, descrita nesta alternativa, não é restrita apenas a profissões de cuidado e assistência. Embora seja comum nessas áreas, o Burnout pode acontecer em qualquer profissão que envolva estresse contínuo e intenso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C)

3.4.3.1 O que são Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho?

Os danos provocados pelo trabalho sobre a saúde mental dos(as) trabalhadores(as) podem decorrer de múltiplos fatores, entre eles, da exposição aguda ou permanente a agentes químicos e substâncias tóxicas, de fatores agressores presentes na organização e no gerenciamento do processo produtivo. As mudanças tecnológicas e da organização do trabalho que sustentam os processos de reestruturação produtiva na atualidade são responsáveis pelo aumento da frequência e do surgimento de novas formas de adoecimento, ainda pouco conhecidos. 

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Cadernos de Atenção Básica, nº 41 Versão Preliminar. Brasília/DF, 2018.

ERRO DAS DEMAIS ALTERNATIVAS

LETRA A) O estímulo à competitividade e à individualidade contribui para a quebra da solidariedade entre os pares, reconhecida como protetora da saúde. O assédio moral é um risco psicossocial com alto potencial para causar danos ao(à) trabalhador(a) e e aos(às) colegas de trabalho (testemunhas), produzindo manifestações físicas e psicológicas, como, por exemplo, episódios depressivos, alcoolismo crônico, transtornos do sono e síndrome de Burnout ou de esgotamento profissional.

LETRA B) A violência também desempenha papel importante na ocorrência de transtornos mentais. Situações de agressões no trabalho decorrentes da violência urbana (assaltos) podem contribuir para o surgimento de transtornos ansiosos, com destaque para o estado de estresse pós-traumático, envolvendo diversas categorias, entre eles bancários(as), comerciários(as), taxistas, motoristas de transporte de carga ou de valores, vigilantes, e trabalhadores(as) de saúde.

LETRA D) A exposição a alguns metais pesados e solventes pode ter ação tóxica direta sobre o sistema nervoso, determinando distúrbios mentais e alterações do comportamento, que se manifestam por irritabilidade, nervosismo, inquietação, distúrbios da memória e da cognição, inicialmente pouco específicos e, por fim, com evolução crônica, muitas vezes irreversível e incapacitante.

LETRA E) Contextos de trabalho particulares têm sido associados a quadros psicopatológicos específicos, como no caso do Burnout, síndrome caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e autodepreciação. Inicialmente relacionada a profissões ligadas à prestação de cuidados e assistência a pessoas, especialmente em situações economicamente críticas e de carência, a denominação vem sendo estendida a outras profissões que envolvem alto investimento afetivo e pessoal, em que o trabalho tem como objeto problemas humanos de alta complexidade e determinação fora do alcance do(a) trabalhador(a), como dor, sofrimento, injustiça, miséria.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Cadernos de Atenção Básica, nº 41 Versão Preliminar. Brasília/DF, 2018.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo