O segundo parágrafo abona o seguinte comentário:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Uma vírgula após pessoas tranforma a frase de restritiva para explicativa. Não tem que aparecer necessariamente.
b) Altera o sentido
c) Correta. O fragmento retoma e explica "Alzheimer", que está no fim do parágrafo anterior.
d) não sei explicar.
e) O 'a' de 'a maior quantidade' é apenas uma preposição, pois se refere a uma maior quantidade em geral. Se houvesse uma crase, haveria também um artigo, significando uma 'maior quantidade' específica, determinada, alterando o sentido original.
Espero ter ajudado um pouco. Se alguém pensou diferente, por favor, fique à vontade para discordar ou explicar melhor. =]
Bons estudos!!
- a) Há um equívoco na pontuação: no início do parágrafo, para dar conta do sentido apropriado à descrição do procedimento, deveria haver, necessariamente, uma vírgula depois da palavra pessoas.
- oração restritiva, para determinado grupo
- b) O segmento Ao analisarem, de valor temporal, poderia ser substituído por “Assim que analisaram”, sem prejuízo para o sentido e a correção do período.
- Ambas são temporais; contudo, haverá diferenças para a interpretação do "lapso temporal". "Assim que" dá ideia de imediatamente.
- c) O fragmento [d]a doença neurodegenerativa retoma, ao mesmo tempo em que caracteriza, uma palavra mencionada no parágrafo anterior.
- Certo! Retoma a doença de Alzheimer
- d) A palavra características, que se refere a uma variante e a placas amiloides, deve ser compreendida como uma versão sintética da expressão “estruturas características”.
- Características: neste contexto, tem o sentido de "caracterizadoras". Estaria implícito, na verdade, a expressão "que são". Tem valor adjetivo, e não substantivo, como proposto "estruturas características"
- e) É facultativa a ocorrência do sinal indicativo de crase em relacionada a maior quantidade, isto é, tal ocorrência não implica incorreção gramatical, nem alteração do sentido original.
- Considero como crase obrigatória.
concordo com você em relação ao comentário da letra "e", pois sengundo o disposto no livro do Rodrigo Bezerra, Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, 3ª edição, 2010, pág 204 : "Não se usa artigo definido antes de substantivos empregados em sentido geral ou indeterminado. Ex: Ela nunca foi a teatro. "
Vejam que o substantivo é masculino e não se usa o artigo "o" porque o substantivo está indeterminado. Ela nunca foi a qualquer teatro.
A mesma coisa ocorre na questão acima. (...) estava relacionada a (qualquer) maior agilidade mental. Não há artigo, só existe a preposição "a" em virtude da regência do verbo relacionar.
- a) Há um equívoco na pontuação: no início do parágrafo, para dar conta do sentido apropriado à descrição do procedimento, deveria haver, necessariamente, uma vírgula depois da palavrapessoas.
- Errada. Transforma a oração restritiva em explicativa.
- b) O segmento Ao analisarem, de valor temporal, poderia ser substituído por “Assim que analisaram”, sem prejuízo para o sentido e a correção do período.
- Errada. Altera o valor semântico do texto, de modo a afetar a temporalidade.
- c) O fragmento[d]a doença neurodegenerativa retoma, ao mesmo tempo em que caracteriza, uma palavra mencionada no parágrafo anterior.
- Correta . O fragmento da doença degenerativa retoma a palavra alzimer, favorecendo a coesão do parágrafo.
- d) A palavra características, que se refere a uma variante e a placas amiloides, deve ser compreendida como uma versão sintética da expressão “estruturas características”.
- Errada. O parágrafo não nada afirma sobre estruturas apenas explica a composição e não estrutura que se refere ao tecido conforme aponta o dicionário web abaixo.
- estrutura
- f.
- Disposição e construção de um edifício.
Disposição especial das partes de um todo, consideradas nas suas relações recíprocas.
Disposição e harmonia das partes de uma obra literária. - composição
- f.
- Acto de compor: composição de um livro.
Organização.
Coisa composta.
Agrupamento de moléculas.
Proporção entre as partes, que constituem um todo.
Reunião de palavras em orações e destas em discurso.
Arte de escrever música original.
Acordo, conciliação: antes má composição, do que boa demanda - e) É facultativa a ocorrência do sinal indicativo de crase em relacionadaa maior quantidade, isto é, tal ocorrência não implica incorreção gramatical, nem alteração do sentido original.
- Errada .O sinal indicativo de crase é obrigatório. Dessa forma, se substituirmos pelo termo relacionado ao índice, vemos que está presente a preposição “a ” + o artigo “a”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo