As medidas de educação sanitária são óbvias e úteis para inú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2718773 Veterinária

As medidas de educação sanitária são óbvias e úteis para inúmeras parasitoses e devem ser objeto de constante divulgação (nas escolas, imprensa, entre outros) e ser realizadas com insistência e perseverança para garantir a saúde coletiva e o bem-estar social. O médico veterinário tem papel fundamental na prevenção da disseminação destas enfermidades, tanto na população animal como na população humana. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma zoonose parasitária.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A.

A questão aborda o importante papel do médico veterinário na prevenção de zoonoses, particularmente as parasitárias, que são doenças transmissíveis entre animais e seres humanos. Para resolvê-la, o candidato deve ter conhecimento sobre as características de diferentes parasitoses zoonóticas e como elas são transmitidas.

Alternativa A: Correta. Os oocistos de Cryptosporidium parvum são efetivamente veiculados pela água e a infecção ocorre predominantemente pela via oral-fecal. Esta zoonose pode ser transmitida de pessoa para pessoa e entre animais e pessoas, sendo um exemplo clássico de zoonose parasitária.

Alternativa B: Incorreta. A “larva migrans” cutânea, também conhecida como bicho geográfico, é causada por larvas de Ancylostoma spp. e não de Toxocara canis. Toxocara canis está associada à larva migrans visceral, e não cutânea.

Alternativa C: Incorreta. Na equinococose causada por Echinococcus granulosus, a forma adulta deste cestódeo localiza-se no intestino delgado de cães e canídeos silvestres, que são os hospedeiros definitivos. Os seres humanos e animais como bovinos são hospedeiros intermediários, onde as formas larvárias se desenvolvem principalmente no fígado e pulmões, contrariando a descrição feita na alternativa.

Alternativa D: Incorreta. A “larva migrans” visceral é causada pela ingestão acidental de ovos de Toxocara canis, e não de Ancylostoma caninum. A migração desse parasito pode, de fato, causar lesões oculares, mas a descrição incorrecta do parasito invalida a alternativa.

Entender os ciclos de vida e os hospedeiros de diferentes parasitas é essencial para a prática veterinária e saúde pública. Isso ajuda na implementação de medidas eficazes de controle e prevenção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo