A síndrome de deslocamento de abomaso é mais comum em vacas ...
Sobre as abordagens cirúrgicas para correção do deslocamento de abomaso, assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta.
O deslocamento de abomaso é uma condição comum em vacas leiteiras de alta produção, caracterizada pela movimentação inadequada do abomaso dentro da cavidade abdominal. Essa condição pode ocasionar problemas como redução na ingestão de alimentos, produção de leite e, em casos graves, alterações metabólicas.
Alternativa A: A abomasopexia paramediana ventral direita realmente oferece um acesso direto ao abomaso, permitindo uma fixação segura. Nesta técnica, realiza-se uma incisão na linha média ventral direita, garantindo um reposicionamento eficaz e firme do abomaso. Isso é especialmente crucial para evitar recorrências.
Alternativa B: Embora as técnicas de sutura às cegas e do “toggle-pin” sejam técnicas fechadas, elas não são feitas com o animal em estação. Normalmente, essas técnicas são realizadas com o animal em decúbito dorsal para facilitar o procedimento sem a necessidade de abrir a cavidade abdominal.
Alternativa C: O deslocamento de abomaso à esquerda geralmente não provoca uma grave alteração circulatória que exija intervenção emergencial, ao contrário do deslocamento à direita. O tratamento cirúrgico pode ser planejado de maneira a não se caracterizar como emergência, a menos que haja complicações adicionais.
Alternativa D: A omentopexia pelo flanco direito pode ser utilizada tanto para deslocamentos à direita quanto à esquerda, não sendo restrita ao deslocamento à direita. A técnica garante a fixação do abomaso por meio da fixação do omento ao flanco, servindo como uma solução versátil.
Compreender essas técnicas cirúrgicas e suas indicações é fundamental para realizar a escolha correta do procedimento em casos de deslocamento de abomaso, garantindo o bem-estar e recuperação do animal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo