Os princípios FAIR são resultado do acrônimo Findable, Acces...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: CEPUERJ Órgão: UERJ Prova: CEPUERJ - 2022 - UERJ - Bibliotecário |
Q1911985 Biblioteconomia
Os princípios FAIR são resultado do acrônimo Findable, Accessible, Interoperable e Reusable. A proposta de um ecossistema de dados FAIR compreende, no mínimo, cinco componentes essenciais, que são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - políticas, planos de gestão de dados, identificadores, padrões e repositórios.

Vamos entender o que são os princípios FAIR e como a alternativa correta se relaciona com esses princípios:

Os princípios FAIR são um conjunto de diretrizes que visam a melhoria do gerenciamento de dados, garantindo que eles sejam Findable (Encontráveis), Accessible (Acessíveis), Interoperable (Interoperáveis) e Reusable (Reutilizáveis). Estes princípios são essenciais para o compartilhamento e a reutilização eficientes de dados, especialmente no contexto acadêmico e de pesquisa.

No tocante aos componentes essenciais de um ecossistema de dados FAIR, o gabarito correto aponta para:

  • Políticas: refere-se às diretrizes e normas que regulam o gerenciamento, compartilhamento e acesso aos dados.
  • Planos de gestão de dados: são documentos que descrevem como os dados serão coletados, tratados, preservados e compartilhados, seguindo as políticas estabelecidas.
  • Identificadores: para serem encontráveis, os dados necessitam de identificadores únicos e persistentes, como DOIs (Digital Object Identifiers).
  • Padrões: são fundamentais para a interoperabilidade, permitindo que diferentes sistemas troquem dados de maneira eficiente e compreensível.
  • Repositórios: são infraestruturas onde os dados são armazenados e podem ser acessados, respeitando os princípios de acessibilidade e reutilização.

Cada um dos componentes listados na alternativa B é crucial para o desenvolvimento e suporte de um ecossistema de dados que seja aderente aos princípios FAIR e, portanto, essa é a alternativa correta. Os conhecimentos necessários para resolver essa questão englobam o entendimento do que são os princípios FAIR e como eles se aplicam na gestão de dados, bem como estar familiarizado com os termos e as práticas relacionadas à gestão de dados na ciência e na pesquisa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os princípios FAIR, um acrônimo para Findable, Accessible, Interoperable e Reusable, apresentam-se como elementos norteadores ao processo de gestão de dados de pesquisa. Estes princípios vêm sendo amplamente difundidos por comunidades internacionais nos últimos anos e, recentemente chegando ao Brasil como mais uma vertente de estudos e aplicação por gestores de dados. As discussões têm sido encaminhadas com o intuito de proporcionar o grau máximo de reuso de dados científicos, a partir da adoção de padrões, metadados, vocabulários controlados, ontologias e identificadores persistentes que proporcionam significado preciso aos dados e aos demais objetos a eles vinculados.

A proposta de um Ecossistema de dados FAIR compreende, no mínimo, cinco componentes essenciais: políticas, planos de gestão de dados, identificadores, padrões e repositórios.

Fonte: HENNING, Patricia et al. Desmistificando os princípios FAIR: conceitos, métricas, tecnologias e aplicações inseridas no ecossistema dos dados FAIR. Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação, ANCIB, v. 11, n. 1. 2018. Disponível: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/download/458/443/. Acesso em: 6 jul. 2022.

fair - 5 componentes/ politicas /planos de gestão de dados/identificadores/padroões e repositorios

politicas/planos de gestão de dados, identificadores, padrões e repositorios.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo