Observe atentamente a notícia a seguir.Considerando a lista ...
Considerando a lista atualizada de doenças relacionadas ao trabalho, assinale a opção que indica uma doença cuja origem pode ser um ambiente de trabalho com iluminação deficiente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO- B
Nistagmo- doença cuja origem pode ser um ambiente de trabalho com iluminação deficiente
Letra: B
Cid h 55 - Nistagmo e outros movimentos irregulares do olho (H55)
Doenças que são consideradas acidente de trabalho - Doenças Ocupacionais
- A doença degenerativa;
- A inerente a grupo etário;
- A que não produza incapacidade laborativa;
- A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
Um local mal iluminado, é aquele que dificulta a visão e impacta o estado emocional e físico de quem transita pelo ambiente em decorrência dos níveis de iluminação inadequados (muito altos ou muito baixos), de uma distribuição incorreta da intensidade luminosa, de uma cor inadequada da luz, de um mal direcionamento da luz e da sombra, ou até mesmo, pelo funcionamento falho dos equipamentos de iluminação (lâmpadas sem fluxo luminoso constante, refletor ou difusores sujos e etc.) É importante lembrar que todos esses aspectos são previstos pela NBR 8995 – norma brasileira que trata a iluminação de interiores e que garante os valores mínimo recomendados em serviços para iluminação artificial de interiores onde se realizam diversas atividades, entre elas, esporte, comércio, indústria e etc. Além dela, existe também a Norma Regulamentadora 17 que estabelece que todos os locais de trabalho devem garantir uma iluminação adequada às atividades ali desempenhadas.
E se está na lei é porque foi comprovado que uma iluminação inadequada afeta em diversos sentidos, as pessoas e as atividades realizadas em um determinado local.
Queixas de irritação nos olhos, cansaço/fadiga visual, problemas de pele e até mesmo distúrbios emocionais podem ter como causa, uma iluminação inadequada no ambiente de trabalho. Isso porque, tanto o excesso, quanto a quantidade insuficiente de luz, levam ao esforço excessivo da visão e, consequentemente, podem causar ardor, visão turva, vermelhidão, dores de cabeça e incômodo aos olhos humanos.
Existe também a questão de que a luz está intimamente relacionada a produção de melatonina, o hormônio do sono. Ambientes escuros ou com quantidade insuficiente de luz estimulam a maior produção desse hormônio, gerando a sensação de sonolência, cansaço e diminuindo o rendimento e a disposição para trabalhar. Outro impacto negativo à saúde de uma iluminação ruim é que, quando muito intensa, a luz pode causar envelhecimento precoce, manchas cutâneas vermelhas e até mesmo, câncer de pele.
Como provar adoecimento pelo trabalho
- Exame clínico (físico e mental)
- Exames complementares.
- História clínica e ocupacional.
- Estudo do local de trabalho.
- Estudo da organização do trabalho.
- Dados epidemiológicos.
A blefarite é uma inflamação das bordas das pálpebras, possivelmente com escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, ou vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras.A inflamação é causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas.
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.
Neurite óptica é a inflamação do nervo óptico. Os sintomas são, geralmente, unilaterais, com dor ocular e perda parcial ou total da visão. O diagnóstico é primariamente clínico. Tratamento é direcionado à causa de base; a maioria dos casos tem resolução espontânea.
A blefarite é uma inflamação das bordas das pálpebras, possivelmente com escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, ou vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras. A inflamação é causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas.
Nistagmo é uma condição médica que causa movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, o que geralmente causa redução da acuidade visual, ou seja, quando há uma diminuição da clareza e nitidez da visão.
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas. A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.).
Neurite óptica é a inflamação do nervo óptico. Os sintomas são, geralmente, unilaterais, com dor ocular e perda parcial ou total da visão. A neurite óptica é mais comum em adultos com 20 a 40 anos. As causas mais comuns são doenças desmielinizantes, sobretudo esclerose múltipla, neuromielite óptica (NMO) e doença associada aos anticorpos contra a glicoproteína mielina-oligodendrócito (MOGAD), mas infecções, fármacos e toxinas são outras causas possíveis.
É devida aos problemas visuais que surgem como resultado de uma função acomodativa inferior à necessidade. Mencionaremos: a insuficiência de acomodação. O principal sintoma é o aparecimento de visão embaçada de perto. Tem origem em problemas visuais que aparecem como uma resposta a um excesso do sistema visual.
FGV tem pena do uc de niguém não kkkkkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo