No desenho curricular da educação profissional e tecnológica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q754086 Pedagogia
No desenho curricular da educação profissional e tecnológica, a transversalidade e a verticalização constituem aspectos que contribuem para a singularidade dessa organização. A esse respeito, NÃO se pode afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D, que afirma: "Lidar com o conhecimento de forma integrada e verticalizada requer uma postura pautada no modelo hegemônico disciplinar". Este enunciado está equivocado, pois a ideia de verticalização na educação profissional e tecnológica não busca reforçar o modelo disciplinar tradicional, mas sim promover a integração de conhecimentos de forma que transcendam as barreiras das disciplinas isoladas.

A verticalização se refere ao oferecimento de diferentes níveis de formação profissional e tecnológica, como técnico, tecnológico e graduação, que devem estar articulados entre si para facilitar o trânsito dos estudantes dentro de uma área de conhecimento. A ideia é permitir que o estudante construa um itinerário formativo ao longo do tempo, avançando por diferentes graus de especialização e complexidade.

Entender a verticalização desta forma, requer romper com o modelo hegemônico disciplinar, que trata o conhecimento de forma fragmentada e isolada. Busca-se uma abordagem mais holística e integrada, permitindo que os alunos compreendam e relacionem diferentes áreas do saber de maneira mais fluída e significativa.

Portanto, a alternativa D está correta porque ela contraria a perspectiva de transversalidade e integração de conhecimentos que é esperada na educação profissional e tecnológica, e ao invés disso, sugere erroneamente que a verticalização reforça o modelo disciplinar tradicional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

Essa organização curricular dos Institutos Federais traz para os profissionais da educação um espaço ímpar de construção de saberes, por terem esses profissionais a possibilidade de dialogar simultaneamente e de forma articulada, da educação básica até a pós graduação, trazendo a formação profissional como paradigma nuclear, o que faz que essa atuação acabe por sedimentar o princípio da verticalização. Esses profissionais têm a possibilidade de, no mesmo espaço institucional, construir vínculos em diferentes níveis e modalidades de ensino, em diferentes níveis da formação profissional, buscar metodologias que melhor se apliquem a cada ação, estabelecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Esse lidar, pois, com o conhecimento de forma integrada e verticalizada exige outra postura que supere o modelo hegemônico disciplinar. Significa pensar um profissional da educação capaz de desenvolver um trabalho reflexivo e criativo e promover transposições didáticas contextualizadas que permitam a construção da autonomia dos educandos.

FONTE: UM NOVO MODELO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=6691&Itemid=> Acesso em: 19 de março de 2019.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo