A respeito de imagem institucional, responsabilidade social,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: Errado (E)
A questão aborda conceitos importantes dentro da Comunicação Organizacional, como imagem institucional e marca, além de sua relação com a ideia de commodity. A compreensão desses termos e de como eles se aplicam dentro do contexto organizacional é essencial para resolver a questão.
Uma marca e sua imagem institucional representam mais do que simples produtos ou serviços; elas englobam valores, percepções e a identidade da organização. Embora possam ter grande valor de mercado, tratá-las estritamente como uma commodity não é apropriado. Commodities são produtos básicos e padronizados, como petróleo ou trigo, que podem ser comprados e vendidos em mercados de bens de troca. A marca de uma organização, por outro lado, não é um produto básico e padronizado, mas um ativo intangível que representa valores específicos e a reputação construída ao longo do tempo.
Portanto, na questão, afirmar que a marca e a imagem de uma organização podem ser vendidas como uma commodity está errado. Uma marca pode ser licenciada ou vendida, mas não da mesma forma que commodities são tratadas no mercado. Isso porque uma marca carrega com ela elementos únicos e intangíveis que não podem ser simplesmente trocados como bens de consumo uniforme.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista
IMAGEM - como a empresa é vista
REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo
Aprofundando:
A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).
A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação. A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.
A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria), e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização, sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.
Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos
A marca é o conjunto.
Uma marca pode ser vendida sem sua imagem. Mas a imagem de uma marca não pode ser vendida sem a marca. Mas ambas podem sim ser consideradas commodities.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo