Considerando as doenças que podem ser desenvolvidas no trab...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
BISSINOSE
A bissinose é um estreitamento das vias respiratórias causado pela aspiração de partículas de algodão, de linho ou de cânhamo.
Embora a bissinose se verifique quase exclusivamente nas pessoas que trabalham com o algodão em bruto, aqueles que trabalham com linho ou cânhamo podem também desenvolver este tipo de afecção. Os operários que abrem fardos de algodão em rama ou que trabalham nas primeiras fases do processamento do algodão parecem ser os mais afectados. Aparentemente, algum elemento do algodão em rama provoca o estreitamento das vias aéreas nas pessoas propensas.
10 principais problemas de saúde desenvolvidos no trabalho:
LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
Provocada por movimentos repetitivos ou por posturas inadequadas, chamadas de posturas anti-ergonômicas. Deve-se ter cuidado no diagnóstico, pois muitas pessoas confundem a LER com uma simples torção ou mal posicionamento em algum movimento.
Antracose
Lesão pulmonar ocasionada por diferentes agentes que são adquiridos nas áreas de carvoarias. A doença pode ser o ponto de partida para outros problemas ainda mais graves e afeta, principalmente, os trabalhadores que têm contato direto com a fumaça do carvão.
Bissinose
Doença causada pela poeira das fibras de algodão, que afeta principalmente as pessoas que trabalham na indústria algodoeira.
Surdez temporária ou definitiva
Quando o trabalhador está exposto em uma área ruídos constantes, ele começa a perder a sensibilidade auditiva e isso pode se tornar irreversível. A perda auditiva se torna definitiva de forma lenta, silenciosa e prolongada. É mais comum entre operários de obras de construção que utilizam equipamentos que emitem ruídos e operadores de telemarketing.
Dermatose ocupacional
Pessoas que trabalham com graxa ou óleo mecânico podem desenvolver reações alérgicas crônicas, de forma que a pele cria placas.
Câncer de pele
Pessoas que trabalham, por exemplo, em lavouras, têm grandes chances de desenvolver o câncer de pele devido à excessiva exposição ao sol. A doença é bastante comum no Brasil, mas só pode ser considerada ocupacional se estiver relacionada à atividade profissional desenvolvida. Uma pessoa que trabalha em um escritório, sem se expor ao sol, por exemplo, pode ter o câncer de pele por outros e não terá assistência do INSS.
Siderose
Pessoas que trabalham nas minas de ferro acabam inalando partículas microscópicas de ferro. Estas partículas acabam se alojando nos bronquíolos, provocando falta de ar constante.
Catarata
Quem trabalha em lugares de altas temperaturas pode desenvolver a perda do cristalino, ocasionando a cegueira. Assim como o câncer de pele, a doença atinge uma parcela significativa da população brasileira, principalmente os idosos, e precisa ter relação direta com o trabalho para ser considerada ocupacional.
Doenças por função
Pessoas que trabalham com alimentos, por exemplo, podem se contaminar pelos produtos orgânicos que são utilizados.
Doenças psicossociais
Problemas como depressão, ou de outra ordem emocional, muitas vezes estão associados a carga horária excessiva, a pressão no trabalho, ou algum desentendimento na área de trabalho. Elas podem acabar desenvolvendo no trabalhador um desânimo prolongado no convívio de trabalho, ocasionando uma tristeza profunda.
Fonte: http://www.protecao.com.br/noticias/doencas_ocupacionais/10_principais_problemas_de_saude_desenvolvidos_no_trabalho/AAyAAJji/6057
a) CERTO.
b) ERRADO.
ANTRACOSE:Lesão pulmonar ocasionada por diferentes agentes que são adquiridos nas áreas de carvoaria.
c) ERRADO.
DERMATOSE OCUPACIONAL: Pessoas que trabalham com graxa ou óleo mecânico podem desenvolver reações alérgicas crônicas, de forma que a pele cria placas.
d) ERRADO.
SIDEROSE: Pessoas que trabalham nas minas de ferro acabam inalando partículas microscópicas de ferro. Estas partículas acabam se alojando nos bronquíolos, provocando falta de ar constante.
e) ERRADO.
SURDEZ: Quando o trabalhador está exposto em uma área de ruídos constantes, ele começa a perder a sensibilidade auditiva e isso pode se tornar irreversível.
A questão versa sobre as doenças categorizadas como pneumoconioses. A questão quer saber a qual exposição está relacionada à doença bissinose.
A questão quer que associemos os fatores de riscos ou agentes às doenças que esses possam vir a causar.
De acordo com o manual de procedimentos para serviços de saúde do MS (2001), a poeira de algodão pode está relacionada às seguintes doenças:
- Bissinose.
- Outras Rinites Alérgicas.
- Outras Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (Inclui Asma Obstrutiva, Bronquite Crônica, Bronquite Obstrutiva Crônica).
- Asma.
De acordo com Manual de Pneumoconioses do Ministério da Saúde, a lista (não exaustiva) das pneumoconioses e o seu respectivo agente etiológico é a seguinte:
- Silicose - Sílica Livre.
- Asbestose - Todas as fibras de asbesto ou amianto.
- Pneumoconiose do trabalhador do carvão (PTC) - Poeiras contendo carvão mineral e vegetal.
- Silicatose - Silicatos variados.
- Talcose - Talco mineral (silicato).
- Pneumoconiose por poeira mista - Poeiras variadas contendo menos que 7,5% de sílica livre.
- Siderose - Óxidos de ferro.
- Estanose - Óxido de estanho.
- Baritose - Sulfato de bário (barita).
- Pneumoconiose por rocha fosfática - Poeira de rocha fosfática.
- Antimoniose - Óxidos de antimônio ou Sb metálico.
- Pneumoconiose por abrasivos - Carbeto de silício (SiC) Óxido de Alumínio (Al2O3).
- Beriliose - Berílio.
- Pneumopatia por metais duros - Poeiras de metais duros (ligas de W, Ti, Ta contendo Co).
- Pneumonites por hipersensibilidade (alveolite alérgica extrínseca) - Poeiras orgânicas contendo fungos, proteínas de penas, pelos e fezes de animais.
Analisando as alternativas, vemos que a bissinose é a doença relacionada à exposição a poeira do algodão. O que é muito comum na indústria têxtil, que por sua vez, tem como matéria-prima na sua produção a fibra do algodão. Os demais processos produtivos descritos não têm relação com o surgimento desse tipo de pneumoconiose.
B- Incorreta. PTC.
C- Incorreta. Dermatose ocupacional.
D- Incorreta. Siderose.
E- Incorreta. Perda auditiva induzida por ruído.
Fonte:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pneumoconioses. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.
GABARITO: LETRA A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo