A respeito das ações de relações públicas governamentais, ju...
A respeito das ações de relações públicas governamentais, julgue o item que se segue.
No exercício do lobby, é permitido ao relações-públicas utilizar-se de métodos escusos para persuadir a aprovação de matéria controversa ou de projetos, ações e planejamento em benefício de seus propósitos particulares.Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
Vamos entender o porquê.
A questão aborda o tema do lobby e suas práticas no contexto das Relações Públicas Governamentais. O lobby é uma atividade legítima e regulamentada em muitos países, que envolve a defesa de interesses perante órgãos governamentais. O profissional de relações públicas pode atuar como lobista, representando interesses de organizações ou grupos específicos.
Porém, é crucial que essa atuação seja realizada de maneira ética e transparente. O uso de métodos escusos—ou seja, métodos desonestos, ilegais ou imorais—para persuadir a aprovação de qualquer matéria ou projeto é absolutamente inaceitável e vai contra os princípios éticos das Relações Públicas.
A alternativa correta é "Errado" porque não é permitido ao relações-públicas utilizar-se de métodos escusos no exercício de suas funções, incluindo o lobby. As ações devem ser conduzidas com integridade, honestidade e transparência, respeitando a legislação e os códigos de ética profissionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB E
Lobby
O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais:
Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses.
Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).
(Fábio França)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo