A assistente social e autora Marilda Villela Iamamoto, em do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3096860 Serviço Social
A assistente social e autora Marilda Villela Iamamoto, em dois textos produzidos nos anos 2001 (A questão social no capitalismo, publicado na Revista Temporalis) e 2008 (Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil, publicado na Revista Em Pauta), evidencia resultados de seus estudos relacionados ao significado sócio-histórico do Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho. Avalie as afirmativas a seguir sobre essa profissão e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Serviço Social é apresentado como uma profissão que possui uma dimensão contraditória, o que se deve à sua inserção societária, à tensão originada pelo agravamento das desigualdades e à existência de inconformismos com a realidade vivenciada.
( ) O Serviço Social é reconhecido por ser uma “profissão estatutária”, com autonomia ampliada, conforme previsões da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da lei das profissões nacionais e do código de ética que regulamenta o exercício dos assistentes sociais em cada unidade da federação.
( ) As particularidades do Serviço Social só são desveladas quando são compreendidas as configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas sócio-históricas para o seu enfrentamento.
( ) O assistente social possui condições concretas de imprimir uma direção social ao exercício profissional, mesmo considerando sua autonomia relativa resguardada pela legislação profissional, a qual é passível de reclamação judicial. ( ) A questão social é um objeto de trabalho particular dos assistentes sociais e é da sua apropriação que advêm as principais demandas e as respostas profissionais fundamentadas em políticas sociais mais abrangentes.

Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Alternativas