De acordo com a lei 8742, de 07 de dezembro de 1993, que di...
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. II. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se a equivalência às populações urbanas e rurais. III. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo. IV. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Apresentam diretrizes da Política de Assistência Social apenas
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - III e IV.
A questão aborda as diretrizes da Política de Assistência Social conforme a Lei 8.742, de 07 de dezembro de 1993, mais conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Esta lei organiza a assistência social no Brasil e estabelece princípios e diretrizes fundamentais.
Para resolver a questão, é essencial compreender o que são essas diretrizes e como elas orientam a política de assistência social no Brasil.
Resumo teórico: A LOAS é um marco legal que estabelece a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado, visando garantir o atendimento às necessidades básicas, sem discriminação, promovendo a igualdade de condições entre os cidadãos.
Justificativa da alternativa correta (D):
Os itens III e IV são diretrizes genuínas da Política de Assistência Social, conforme estabelecido pela LOAS:
- III. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo: Esta diretriz destaca que cabe ao Estado liderar e garantir a implementação e execução da política de assistência social em todas as suas esferas, federal, estadual e municipal.
- IV. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis: Refere-se à importância da participação social na formulação, fiscalização e controle das políticas públicas de assistência social, garantindo um processo democrático e inclusivo.
Análise das alternativas incorretas:
- I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica: Embora esse seja um princípio relevante para a assistência social, ele não consta como uma diretriz específica da LOAS. A lei não coloca diretamente a assistência social acima das exigências econômicas, mas enfatiza a proteção social.
- II. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se a equivalência às populações urbanas e rurais: Este item, apesar de muito importante, está mais relacionado aos princípios gerais de equidade e universalidade de direitos, mas não é uma diretriz específica da política conforme a LOAS.
Estratégia para interpretação: Ao analisar questões sobre leis específicas, como a LOAS, é vital focar nas palavras-chave do enunciado e das alternativas que remetem diretamente aos textos legais. Esteja atento às nuances entre princípios gerais e diretrizes específicas, que podem ser uma armadilha comum em provas de concursos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:
I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;
II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;
III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
PRINCÍPIOS
I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;
IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;
V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
MNEMÔNICO: S.U.R.I.DI
LOAS
OBJETIVOS: PVD
PRINCIPIOS: SURID
DIRETRIZES: DPP
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo