No caso de imagens, como no caso de textos, o historiador ne...
No caso de imagens, como no caso de textos, o historiador necessita ler nas entrelinhas, observando os detalhes pequenos mas significativos – incluindo ausências significativas –, usando-os como pistas para informações que os produtores de imagens não sabiam que eles sabiam, ou para suposições que eles não estavam conscientes de possuir.
(BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru: EDUSC, 2004. p. 237)
De acordo com o autor, em termos historiográficos, as imagens devem ser tratadas como
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Na análise historiográfica de imagens, é fundamental que o historiador adote uma postura investigativa, atento aos detalhes menores e, igualmente importante, às ausências que podem revelar tanto quanto a presença de elementos. Esses detalhes podem ser indícios cruciais para compreender informações que os próprios criadores das imagens podem não ter percebido que estavam revelando, ou mesmo suposições das quais não tinham consciência.
A resposta correta é a Alternativa C, pois as imagens são consideradas fontes indiciais que atuam no domínio das representações. Elas não são meramente documentos que transcrevem a realidade de modo objetivo, como sugerido na Alternativa A, nem simples recursos complementares aos textos, como proposto na Alternativa B. Também não são registros que inerentemente distorcem a realidade, como declarado na Alternativa D. O valor historiográfico de uma imagem reside na sua capacidade de fornecer pistas sobre o contexto, as intenções e as mentalidades da época em que foi produzida, exigindo uma leitura crítica e contextualizada por parte do historiador.
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letra C
fontes indiciais que operam no campo das representações.
Tanto texto escrito quanto o imagético (imagens diversas), são textos. Por serem texto, representarão o real. Não pode haver hierarquia entre eles. Para um historiador, ambos possuem valores equivalentes.
Mas é importante destacar que um texto pode ter relação com outro, ou seja, um texto escrito falar de um imagético, ou um imagético ilustrar um escrito - são características de intertextualidade. Entretanto, não há, neste caso, hierarquia.
Para quem esta estudando e ja usaram todas as questões disponiveis do dia, o gabarito é a letra C
Burke mostra a ambivalência no uso de imagens, analisando como ela foi importante para a manutenção do poder de governos despóticos, e sua utilização como instrumento de protesto através da iconoclastia política ou “vandalismo” em toda a história. Isso faz com que essas produções tenham um importante valor documental, tanto as imagens metafóricas – aquelas em que o navio é o Estado, e seu governante ou primeiro-ministro é seu piloto, ou mesmo a vassoura de Jânio Quadros – como as imagens individuais, vindas desde a Antiguidade clássica, que tendem a dar caráter heróico a governantes. A contribuição das imagens no trabalho de reconstrução das culturas materiais do passado e das facetas mais corriqueiras do cotidiano das pessoas é irrefutável. Através delas podemos analisar objetos, “paisagens” de cidades, interiores e mobílias de casas, captar detalhes que os textos não poderiam passar. O autor dá notória atenção às imagens de publicidade, mostrando que elas podem ser usadas na recuperação de elementos da cultura material perdidos no século XX. em vez de descrever imagens como confiáveis ou não confiáveis [...], estão preocupados com graus ou formas de confiabilidade para propósitos diferentes. Eles rejeitam a simples oposição entre a visão da imagem como “espelho” ou “fotografia instantânea”, por um lado, e a visão da imagem como nada mais do que um sistema de signos e representações, por outro. letra C
fontes indiciais que operam no campo das representações. fonte=Testemunha ocular: história e imagem
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