Há uma concepção de currículo que não transmite apenas fato...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1730696 Pedagogia
Há uma concepção de currículo que não transmite apenas fatos e conhecimentos objetivos, mas também constrói significados, valores sociais e culturais. Esta concepção descreve o currículo por meio dos conceitos de emancipação e libertação, dotado de um teor ideológico nas suas práticas, pois representa a cultura e a identidade do professor, obedece a diretrizes, normativas e princípios que se estabelecem a partir das políticas educacionais, construindo e reconstruindo idéias sobre o mundo.
Partindo deste contexto, a concepção de currículo que aqui se trata é a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Concepção como política cultural

A questão aborda a concepção de currículo que vai além da simples transmissão de fatos e conhecimentos objetivos, enfatizando sua função na construção de significados, valores sociais e culturais. Esse conceito envolve a ideia de que o currículo não é apenas um conjunto de conteúdos a serem ensinados, mas também um processo dinâmico que reflete e constrói identidades culturais e sociais.

Justificativa da alternativa correta:

A concepção como política cultural vê o currículo como um instrumento de construção de significados e identidades. Ela é dotada de um teor ideológico e político, pois o currículo representa a cultura e a identidade do professor, bem como está alinhado às diretrizes das políticas educacionais. Essa perspectiva entende o currículo como um espaço de emancipação e libertação, que não apenas transmite conhecimentos, mas também constrói e reconstrói ideias sobre o mundo. Portanto, a descrição apresentada na questão se encaixa perfeitamente nessa concepção.

Análise das alternativas incorretas:

B - Concepção como política tecnicista: Essa concepção trata o currículo de maneira instrumental e técnica, focando em objetivos e resultados mensuráveis, geralmente desvinculando-se dos contextos culturais e sociais. Não se alinha com a ideia de construção de significados e valores culturais descrita na questão.

C - Concepção como política crítica: Embora a política crítica também aborde questões ideológicas e de construção social, ela se concentra mais na análise crítica das estruturas de poder e desigualdades dentro do sistema educacional. A questão especifica a construção de significados e valores culturais, o que é mais característico da política cultural.

D - Concepção como política internacionalista: A política internacionalista se refere à influência e integração de políticas educacionais em um contexto global. Não está diretamente relacionada à ideia de construção de significados e valores culturais no nível local ou nacional, como descrito na questão.

E - Concepção como política radical: A política radical foca em mudanças profundas e transformações estruturais no sistema educacional. Embora possa envolver construção de significados, a ênfase da questão está na construção cultural e identidade, aspectos mais relacionados à política cultural.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A apesar de a e letra C não estar totalmente errada a que melhor se adequa ao enunciado é a letra A, pois o trecho discorre sobre ideologia e políticas educacionais

Vem da teoria crítica! Valor,poder, ideologia, currículo oculto, classe social...

Conceitos de emancipação, libertação e ideologia são da teoria CRÍTICA, PAULO FREIRE.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo