Leia atentamente o texto a seguir: “As barreiras institucio...
“As barreiras institucionais sobreviventes ao livre movimento dos fatores de produção, à livre iniciativa ou a qualquer coisa que concebivelmente pudesse vir a tolher sua operacionalidade lucrativa caíram diante de uma ofensiva mundial. O que torna esta suspensão geral de barreiras tão extraordinárias é que ela não estava limitada aos Estados onde o liberalismo político era triunfante ou mesmo influente. Se tinha sido mais drástica nas monarquias absolutas restauradas e principados da Europa que na Inglaterra, França ou Países Baixos, era porque ali muito mais havia a ser levado de roldão.” HOBSBAWM, E. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1088.
É correto afirmar que o texto trata:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A correta interpretação do texto de Eric Hobsbawm, extraído de sua obra "A era do capital", aponta para um período significativo na história econômica, marcado pela expansão do capitalismo e pelo ímpeto liberalizante. A citação destacada nos informa sobre a queda das barreiras institucionais, o que não se restringe apenas aos Estados com tradições liberais, mas também se estende a monarquias e principados que, por terem mais obstáculos a superar, experimentaram mudanças ainda mais profundas.
Alternativa D, que se refere à segunda metade do século XIX, é a correta pois identifica o momento exato em que a economia capitalista, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, ganhou força e o liberalismo econômico promoveu o livre comércio. Portanto, a questão aborda um período histórico de intenso crescimento econômico e de prevalência das medidas liberais, as quais estiveram a serviço da operacionalidade lucrativa e da expansão capitalista.
Essa época foi caracterizada por um avanço significativo no que concerne à livre circulação de fatores de produção e à iniciativa privada, evidenciando uma tendência global de redução do papel regulador dos Estados na economia, favorecendo assim a atividade empresarial e o comércio sem fronteiras.
As demais alternativas não representam adequadamente o conteúdo ou o período histórico ao qual o texto se refere, destacando-se a Alternativa D como a que efetivamente sintetiza o essencial da passagem citada e do contexto histórico abordado por Hobsbawm.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A primavera dos povos de 1848 foi um momento na qual grandes movimentos de operários abalaram a estrutura da sociedade burguesa forçando-a a aderir no seu projeto políticos outros grupos que outrora estavam alheios ao jogo políticos, como os socialistas e a pequena burguesia.
No entanto, a esperança de 1848 dos movimentos socialistas e operários era a construção de uma sociedade mais igualitária e menos burguesa, onde o estado pudesse fornecer as políticas necessárias as classes trabalhadoras. Tudo vai por água abaixo quando a burguesia se une com os grupos conservadores que ainda apoiavam as antigas monarquias da Europa, além disso, o forte crescimento econômico fez com que pós 1848, os movimentos se aquietassem e seus líderes se separasse até voltarem pós 1880. É nesse meio tempo que a economia capitalista ( entre 1848-1880) cresce em uma velocidade sem precedentes na história, o comércio se abrangendo e ao mesmo tempo conectando todas as regiões do globo.
A burguesia finalmente consegue juntamente aos grupos conservadores adotarem suas medidas liberais.
Gabarito D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo