A elaboração e construção do conceito de número, por parte d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2648657 Pedagogia

A elaboração e construção do conceito de número, por parte de alguns alunos com deficiência, depende de sua interação com o mundo concreto, o que permite construir conceitos e se apropriar das informações mais elementares. Assim, ciente da importância dos jogos na escolarização de alguns alunos com deficiência, analise as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Jogos em grupo propiciam a tomada de consciência das próprias estratégias, maior atenção nas jogadas do parceiro, estimulam o pensar de forma independente, favorecem a análise dos próprios erros e contribuem para construir o conceito de ordenação e contagem, proporcionando a construção das estruturas operatórias.

( ) O jogo propicia autonomia moral e intelectual.

( ) É fundamental que os alunos com deficiência encontrem um ambiente de confiança em que possam jogar à sua maneira, na ordem que escolherem, tendo tempo para pensar e intervir, sendo o professor um mediador, atento a nunca corrigir jogadas que venha a considerar menos inteligentes.

( ) O jogo contribui para o aumento do interesse nos conteúdos, mas não possibilita a autoavaliação do desempenho individual.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - V, V, V, F.

Vamos agora entender por que a alternativa "E" é a correta e analisar cada uma das afirmações feitas na questão:

(V) Jogos em grupo propiciam a tomada de consciência das próprias estratégias, maior atenção nas jogadas do parceiro, estimulam o pensar de forma independente, favorecem a análise dos próprios erros e contribuem para construir o conceito de ordenação e contagem, proporcionando a construção das estruturas operatórias.

Esta afirmação é verdadeira. Os jogos em grupo são uma excelente ferramenta pedagógica, pois permitem que os alunos desenvolvam diversas habilidades cognitivas e sociais. A interação com os colegas faz com que eles tomem consciência de suas próprias ações, analisem os erros e aprendam com eles, além de desenvolverem conceitos matemáticos fundamentais como ordenação e contagem.

(V) O jogo propicia autonomia moral e intelectual.

Esta afirmação também é verdadeira. Através dos jogos, os alunos podem desenvolver tanto a autonomia intelectual, ao tomar decisões e pensar estrategicamente, quanto a autonomia moral, ao aprender regras, respeitar os turnos e colaborar com os colegas.

(V) É fundamental que os alunos com deficiência encontrem um ambiente de confiança em que possam jogar à sua maneira, na ordem que escolherem, tendo tempo para pensar e intervir, sendo o professor um mediador, atento a nunca corrigir jogadas que venha a considerar menos inteligentes.

Esta afirmação é verdadeira. Para que os alunos com deficiência possam aproveitar ao máximo o potencial educativo dos jogos, é necessário criar um ambiente de confiança e respeito. O professor deve atuar como mediador, facilitando a interação e permitindo que cada aluno participe de acordo com suas possibilidades, sem julgamentos ou correções desnecessárias.

(F) O jogo contribui para o aumento do interesse nos conteúdos, mas não possibilita a autoavaliação do desempenho individual.

Esta afirmação é falsa. Além de aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos, os jogos também possibilitam a autoavaliação. Ao participarem de jogos, os alunos podem refletir sobre seu desempenho, identificar pontos fortes e áreas a melhorar, o que é essencial para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo