O Código de Ética Profissional do Servidor Público foi apr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: UFPB Prova: IBFC - 2023 - UFPB - Assistente em Administração |
Q2068523 Ética na Administração Pública
O Código de Ética Profissional do Servidor Público foi aprovado pelo Decreto nº 1.171/1994 e, entre outras providências, determinou que os órgãos e as entidades da administração pública federal direta ou indireta constituíssem as respectivas comissões de ética. Entre outros termos, prescreve:

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e os atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir seu bom conceito na vida funcional. II. Não é vedado ao servidor iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos. III. É dever fundamental do servidor público absterse, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. IV. A pena aplicável pela comissão de ética é a censura.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Analisemos as proposições:

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e os atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir seu bom conceito na vida funcional.

CERTO

Trata-se de afirmativa em perfeita sintonia com o teor da regra deontológica de n.º VI do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171/94, in verbis:

"VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional."

Dessa maneira, ostentando explícito embasamento normativo, inexistem equívocos a serem aqui indicados.

II. Não é vedado ao servidor iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

ERRADO

Cuida-se de afirmativa em manifesto confronto à regra de n.º XV, "i", do citado Código de Ética, como abaixo se vê:

"XV - É vedado ao servidor público;

(...)

i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;"

Do exposto, equivocada a presente proposição.

III. É dever fundamental do servidor público abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

CERTO

Nada há de incorreto a ser aqui indicado, porquanto a afirmativa exibe a regra de n.º XV, "u", do citado Código de Ética, que abaixo transcrevo:

"XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

(...)

u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;"

IV. A pena aplicável pela comissão de ética é a censura.

CERTO

Por fim, também é verdadeira a assertiva em exame, eis que respaldada pela norma de n.º XXII do referido Código, in verbis:

"XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."

Do exposto, estão corretas apenas as proposições I, III e IV.


Gabarito do professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab::: C ✅

Vedado = proibido.

gabarito c

[GABARITO: LETRA C]

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

Das Regras Deontológicas

III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

Das Vedações ao Servidor Público

XV - E vedado ao servidor público;

i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

Dos Principais Deveres do Servidor Público

XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

Só excluí a alternativa II e achei a resposta correta.

Sabe aquela questão feita para o candidato não zerar? Pois bem, é essa. Bastava saber que a alternativa II é incorreta, e em segundos a questão será respondida. Lembrem-se: quando se deparar com o termo VEDADO, é o mesmo que PROIBIDO.

GABARITO: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo