A Constituição Federal, em seu Título III, Capítulo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465054 Direito Administrativo
A Constituição Federal, em seu Título III, Capítulo VII, regulamenta a organização da administração pública. Considerando o atual texto constitucional a esse respeito, julgue a assertiva abaixo:

Apenas se admite a acumulação de dois cargos, empregos ou funções, inexistindo qualquer hipótese de tríplice acumulação, ainda que uma não seja remunerada.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

a) a de dois cargos de professor;

b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; 

eu nao entendi o comando dessa questao, alguem pode me explicar pq estah errada?

O Art. 37, XVI da CF/88 veda expressamente a acumulação remunerada de cargos. 

Em http://jus.com.br/artigos/24964/acumulacao-de-cargo-publico-com-mandato-eletivo-de-vereador, Victor Aguiar Jardim de Amorim diz que: 

"Em se tratando dos chamados “cargos honoríficos”[5], há que se reconhecer que, dada a precariedade e transitoriedade de seu vínculo com o Poder Público, não incidem sobre eles as proibições constitucionais de acumulação de cargos, funções ou empregos, porquanto não se constitui vínculo empregatício com o Estado[6]."

Donde se conclui que a  assertiva está errada.

Espero ter contribuído! 

Imaginemos a situação. 1 Cargo técnico + 1 de Professor + 1 de mesário em eleição.. Desta forma temos acumulação de 3 cargos públicos e um deles é sem remuneração (o de mesário).

questão mal redigida e confusa. Mas o erro está aqui :  inexistindo qualquer hipótese de tríplice acumulação, ainda que uma não seja remunerada.  Se a pessoa tiver um cargo de professor, outro de técnico ou cientifico e for mesário nas eleições, ela estará acumulando licitamente 3 cargos públicos, este último em caráter extraordinário e sem remuneração. A questão afirma que inexiste qualquer hipótese, mas há.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo