Cada uma das alternativas a seguir apresenta uma proposta d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970300 Português
Cada uma das alternativas a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o período “A consequência é uma economia de prestígio que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos por se associarem às suas marcas como revisores ou editores.” (linhas de 45 a 49). Assinale a alternativa cuja proposta de reescrita mantém a correção gramatical e os sentidos desse período.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é de reescritura de texto e quer que assinalemos a alternativa cuja proposta de reescrita mantém a correção gramatical e os sentidos do período abaixo. Vejamos:




  • “A consequência é uma economia de prestígio que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos por se associarem às suas marcas como revisores ou editores."

A) A consequência é uma economia de prestígio que permite que às grandes revistas cobrem o que bem entenderem, além de obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos por se associarem às suas marcas como revisores ou editores.  
ERRADO. Há erro gramatical em "que às grandes revistas cobrem", já que essa crase não existe por não haver nenhuma fusão nesse caso.


B) A consequência é uma economia de prestígio que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos  por associarem suas marcas a revisores ou editores
ERRADO. Aqui houve alteração de sentido. No trecho original, temos: "cientistas ansiosos por se associarem às suas marcas como revisores ou editores"; e na reescritura, temos: "cientistas ansiosos  por associarem suas marcas a revisores ou editores". No primeiro caso, os cientistas se associam (como revisores ou editores) a alguma coisa (às suas marcas); já no segundo caso, os cientistas estão ansiosos por associarem algo (suas marcas) a alguma coisa (a revisores ou editores).


C) A consequência é uma economia de prestígio que, além de permitir às grandes revistas cobrarem o que bem entendem e obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos, os associa às suas marcas como revisores ou editores. 
ERRADO. No trecho original, há duas permissões: "permite cobrarem o que bem entenderem e obterem mão de obra gratuita". Já na reescritura, há a adição de uma nova ideia: "permite cobrarem o que bem entenderem e obterem mão de obra gratuita e associa os cientistas".


D) A consequência é uma economia de prestígio que possibilita às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de conseguirem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos por se associarem às suas marcas como editores ou revisores. 
CERTO. Aqui foram feitas duas alterações: a substituição de "permite" por "possibilita" e de "obterem" por "conseguirem". Nenhuma das duas substituições trouxe prejuízo gramatical nem semântico.


E) A consequência é uma economia de prestígio que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de obterem mão de obra gratuita de cientistas que se associam ansiosos às suas marcas como revisores ou editores. 
ERRADO. O trecho original fala em "cientistas ansiosos por se associarem", já na reescritura aparece "cientistas que se associam ansiosos". Essa substituição traz alteração de sentido. No primeiro caso, o trecho refere-se aos cientistas ansiosos por se associarem (de forma ansiosa ou não); já na reescritura, temos uma restrição e a referência é aos cientistas (qualquer cientista, ansioso ou não) que se associam ansiosos.

Gabarito: Letra D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D

A consequência é uma economia de prestígio que possibilita às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de conseguirem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos por se associarem às suas marcas como editores ou revisores. 

A

A consequência é uma economia de prestígio 

que permite que às grandes revistas cobrem o que bem entenderem, 

além de obterem mão de obra gratuita de cientistas

ansiosos por se associarem às suas marcas como revisores ou editores.  

B

A consequência é uma economia de prestígio 

que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, 

além de obterem mão de obra gratuita de cientistas 

ansiosos por associarem suas marcas a revisores ou editores. [mudança de sentido]

C

A consequência é uma economia de prestígio

que, 

além de permitir às grandes revistas cobrarem o que bem entendem 

e obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos, 

os associa às suas marcas como revisores ou editores. [mudança de sentido]

D

A consequência é uma economia de prestígio 

que possibilita às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, 

além de conseguirem mão de obra gratuita de cientistas

ansiosos por se associarem às suas marcas como editores ou revisores. [CORRETO]

E

A consequência é uma economia de prestígio

que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, 

além de obterem mão de obra gratuita de cientistas

que se associam ansiosos às suas marcas como revisores ou editores. [mudança de sentido]

Gentileza o Q-concurso postar o comentário do professor.

 Trecho

“A consequência é uma economia de prestígio que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos ( consequência ) por se (cientistas ansiosos) associarem às suas marcas como revisores ou editores ( causa ).”

Aqui os cientistas ansiosos se associam às marcas das grandes revistas como revisores ou editores. Assim, elas obtêm mão de obra gratuita deles.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

B) (ERRADO) A consequência é uma economia de prestígio que permite às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos ( consequência ) por associarem suas marcas a revisores ou editores ( causa ) 

Aqui as grandes revistas associam suas marcas a revisores ou editores para obterem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

D) ( Certo ) A consequência é uma economia de prestígio que possibilita às grandes revistas cobrarem o que bem entendem, além de conseguirem mão de obra gratuita de cientistas ansiosos ( consequência ) por se associarem às suas marcas como editores ou revisores. (causa ) 

Aqui os cientistas ansiosos se associam às marcas das grandes revistas como revisores ou editores. Assim, elas obtêm mão de obra gratuita deles

D

Eu tive o seguinte raciocínio: eu analisei as palavras que mudavam em cada opção, e não encontrava similaridade entre elas, exceto na opção D onde há mudança somente de possibilita para permite; eles são sinônomos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo