Para efeitos da Política Nacional para a Integração da Pesso...
Para efeitos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consideram-se ajudas técnicas os elementos que permitem compensar uma ou mais limitações funcionais motoras, sensoriais ou mentais da pessoa portadora de deficiência, com o objetivo de permitir-lhe superar as barreiras da comunicação e da mobilidade e de possibilitar sua plena inclusão social. Assinale a alternativa que apresenta uma das ajudas técnicas discriminadas pela Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: Elementos de mobilidade, cuidado e higiene pessoal necessários para facilitar a autonomia e a segurança da pessoa portadora de deficiência.
Para entender melhor a questão, devemos conhecer a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Esta política visa promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, compensando suas limitações funcionais motoras, sensoriais ou mentais. As ajudas técnicas são ferramentas essenciais para alcançar esses objetivos, facilitando a comunicação, mobilidade e autonomia.
A alternativa A está correta porque menciona elementos de mobilidade, cuidado e higiene pessoal. Exemplos dessas ajudas técnicas incluem cadeiras de rodas, próteses, órteses, equipamentos de higiene adaptados, entre outros. Esses elementos são fundamentais para auxiliar a pessoa com deficiência a superar barreiras e fomentar sua inclusão social.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Formação profissional e qualificação para o trabalho.
Embora a formação profissional e a qualificação sejam importantes para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, elas não são consideradas ajudas técnicas. Ajudas técnicas são dispositivos ou equipamentos que diretamente compensam limitações funcionais.
C - A oferta, obrigatória e gratuita, da educação especial em estabelecimentos públicos de ensino.
Essa opção trata de política educacional, não de ajudas técnicas. A educação especial é uma importante medida de inclusão, mas não se enquadra na definição de ajudas técnicas, que são especificamente equipamentos e dispositivos para compensar limitações funcionais.
D - Orientação e promoção individual, familiar e social.
A orientação e promoção são ações de apoio psicológico e social, fundamentais para a inclusão, mas não se classificam como ajudas técnicas. Ajudas técnicas são itens tangíveis e específicos que ajudam a pessoa a lidar com suas limitações.
E - Reabilitação integral, entendida como o desenvolvimento das potencialidades da pessoa portadora de deficiência, destinada a facilitar sua atividade laboral, educativa e social.
A reabilitação integral é um processo abrangente que inclui várias abordagens terapêuticas e de desenvolvimento, mas não corresponde diretamente às ajudas técnicas. Ajudas técnicas são equipamentos específicos, enquanto a reabilitação envolve um conjunto mais amplo de serviços e atividades.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo