O autor do texto parte da premissa de que
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"O mundo é simplesmente complexo, e a vida, mais ainda."
Já elimina A e B.
A C se elimina em não ver ele afirmar sobre pasteurizar as questões...
Gab: D
Correta: Letra D.
Nota-se:
Letra A. Contraponto é contrário ao que ele afirma.
Letra B. A despeito de significa independente de .
Letra C. Desacordo com , não de acordo com a frase anterior.
A despeito de é a casca de banana, caiu na PF, no cespe, na prova de informática.
A) a vida deve ser complexa e admite, em contraponto a isso, que é necessário pasteurizar as questões que se põem diante dos sujeitos. (ERRADA) Já no início do 5º parágrafo o autor diz que a vida "é" complexa, ou seja, aqui existe uma afirmação. Pasteurizar significa simplificar, de modo que este termo vai de encontro com a defesa da complexidade, tão repetida pelo autor.
B) o mundo deve ser complexo e advoga, a despeito disso, por uma liberdade pautada na reflexão sobre as questões postas diante dos sujeitos e no aprofundamento destas. (ERRADA) O autor diz no 5º parágrafo que o mundo "é" complexo.
C) a vida é complexa e admite, em desacordo com isso, que é necessário pasteurizar as questões que se põem diante dos sujeitos. (ERRADA) A ideia da pasteurização das questões novamente se contrapõe ao que foi defendido pelo autor.
D) o mundo é complexo e advoga, a partir disso, por uma responsividade pautada na reflexão sobre as questões postas diante dos sujeitos e no aprofundamento destas. (CORRETA)
d).
"O mundo é simplesmente complexo, e a vida, mais ainda. Contudo, o processo de entender a complexidade da vida é absurdamente simples, só que demanda dedicação. É cansativo, e os ganhos são incrementais. Opera em uma dinâmica que nos confronta com uma vida de poucos tempos. Como não temos disposição e tempo para as complexidades, buscamos as repostas prontas em um pensamento rápido e nos relegamos à vida das mediocridades. Responder sempre com respostas prontas é como viver em um carrossel que gira, gira e não sai do lugar.
A banalização, sim, deve ser descartada, enquanto as complexidades devem ser observadas e entendidas. Uma conclusão superficial só nos leva a outra conclusão igualmente superficial. Assim, para existir plenamente, devemos fugir da tirania das respostas prontas. Logo , existiremos. Movimento, complexidade, viagem e tempo estão interligados. Não há como escapar. Devemos dar o devido tempo para as complexidades."
Gabarito:
d) o mundo é complexo e advoga, a partir disso, por uma responsividade pautada na reflexão sobre as questões postas diante dos sujeitos e no aprofundamento destas.
ADVOGAR: defender.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo