Considerando texto acima apenas como caráter informativo, ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3060250 Medicina
A OMS estima que a ocorrência de sífilis complique um milhão de gestações por ano em todo o mundo92, levando a mais de 300 mil mortes fetais e neonatais e colocando em risco de morte prematura mais de 200 mil crianças. No Brasil, nos últimos cinco anos, foi observado um aumento constante no número de casos de sífilis em gestantes, sífilis congênita e sífilis adquirida. Esse aumento pode ser atribuído, em parte, à elevação nos números de testagem, decorrente da disseminação dos testes rápidos, mas também à diminuição do uso de preservativos, à redução na administração da penicilina na Atenção Básica e ao desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral
às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis IST [recurso
eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde,
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções
Sexualmente Transmissíveis. Brasília : Ministério da Saúde, 2022. 

Considerando texto acima apenas como caráter informativo, julgue o item que segue com base no tema que ele aborda e assuntos correlatos à prevenção e manejo de infecções do período neonatal.


Todas as crianças nascidas de mães diagnosticadas com sífilis durante pré-natal necessitam de avaliação durante periparto, parto que inclui anamense, exame físico e teste treponêmico. Em recém-nascido exposto à Sífilis (diagnóstico pré-natal e adequadamente tratada) não há necessidade de notificação.

Alternativas