Analise as alternativas que tratam das diversas barreiras qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q708530 Gestão de Pessoas
Analise as alternativas que tratam das diversas barreiras que podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz numa organização. I. Percepção seletiva surge por que tanto o receptor quanto o emissor projetam seus interesses e expectativas ao emitirem ou receberem as mensagens. II. Filtragem – refere-se a manipulação da informação pelo emissor para que o receptor não consiga entender o que foi solicitado. III. Os estados emocionais mais extremos oferecem maior probabilidade de impedir uma comunicação eficaz. IV. As pessoas têm uma capacidade infinita de processar informações. V. A tensão e a ansiedade em relação à comunicação escrita é uma grande barreira para uma comunicação eficaz. Estão CORRETAS apenas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - I, III e V.

Vamos agora entender o porquê desta alternativa estar correta e as outras estarem erradas.

I. Percepção seletiva: Esta afirmativa está correta. A percepção seletiva ocorre quando tanto o receptor quanto o emissor da mensagem projetam seus interesses e expectativas, afetando a forma como a mensagem é interpretada. Isso pode distorcer a comunicação eficaz, pois cada indivíduo pode entender a mensagem de forma diferente com base em seus próprios preconceitos e percepções.

II. Filtragem: Esta afirmativa está incorreta. A filtragem refere-se à manipulação da informação pelo emissor, mas não necessariamente para que o receptor não entenda o que foi solicitado. Na verdade, a filtragem muitas vezes ocorre para tornar a informação mais aceitável ou relevante ao receptor, mas pode acabar distorcendo a mensagem original.

III. Estados emocionais extremos: Esta afirmativa está correta. Os estados emocionais extremos, como raiva ou euforia, podem interferir significativamente na comunicação eficaz. Quando as emoções estão muito intensas, pode ser difícil para as pessoas se comunicarem de forma clara e racional.

IV. Capacidade infinita de processar informações: Esta afirmativa está incorreta. As pessoas têm uma capacidade limitada de processar informações. A sobrecarga de informações pode levar à confusão, erros e má comunicação.

V. Tensão e ansiedade em relação à comunicação escrita: Esta afirmativa está correta. A tensão e a ansiedade são grandes barreiras para uma comunicação eficaz, especialmente quando se trata de comunicação escrita. Elas podem levar a erros, omissões e falta de clareza na transmissão da mensagem.

Essas explicações devem ajudar a entender por que a alternativa C é a correta e as outras são incorretas. É importante lembrar que a comunicação eficaz nas organizações é fundamental para o funcionamento harmonioso e produtivo da equipe, e reconhecer as barreiras à comunicação pode nos ajudar a superá-las.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: C

 

___________________________________________

 

I. CORRETA - Percepção seletiva surge por que tanto o receptor quanto o emissor projetam seus interesses e expectativas ao emitirem ou receberem as mensagens.

 

Segundo Stephen P. Robbins, o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Os receptores também projetam seus interesses e expectativas quando decodificam as mensagens. O entrevistador que acredita que as mulheres sempre colocam a família antes do trabalho, ao selecionar novos funcionários verá essa tendência em todas as candidatas, quer elas pensem dessa forma ou não.​

________________________________________________

 

II. ERRADAFiltragem – refere-se a manipulação da informação pelo emissor para que o receptor não consiga entender o que foi solicitado.

 

Segundo Stephen P. Robbins, a filtragem se refere à manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável ao receptor. Por exemplo, quando um executivo diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir, ele está filtrando a informação. 

____________________________________________________

 

III. CORRETA. Os estados emocionais mais extremos oferecem maior probabilidade de impedir uma comunicação eficaz.

 

Stephen P. Robbins trata a barreita da Emoção, como sendo: A maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar sua maneira de interpretá-la. Uma mesma mensagem pode ser interpretada por você de uma forma caso você se sinta aborrecido ou distraído, e de outra forma caso esteja feliz. Os estados emocionais mais extremos, como euforia ou depressão, têm mais probabilidade de impedir a comunicação eficaz. Nessas situações, tendemos a deixar de lado nossa racionalidade e objetividade para dar lugar apenas às nossas emoções.

_________________________________________________

 

IV. ERRADA. As pessoas têm uma capacidade infinita de processar informações.

 

De acordo com Stephen P. Robbins, a barreira da Sobrecarga de Informações diz que: As pessoas têm uma capacidade FINITA de processar informações. Quando as informações com que temos de trabalhar excedem nossa capacidade de processamento, o resultado é a sobrecarga de informação. 

__________________________________________________

 

V. CORRETA. A tensão e a ansiedade em relação à comunicação escrita é uma grande barreira para uma comunicação eficaz.

 

Para Stephen P. Robbins ...Embora a maioria deteste falar em público, o medo da comunicação é um problema bem mais sério porque afeta toda uma categoria de técnicas de comunicação. As pessoas que sofrem desse problema sentem tensão ou ansiedade, sem motivo aparente, em relação à comunicação oral ou escrita.

 

__________________________________________________

 

Fonte: Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional. 2010

 

 

 

 

Há diversas barreiras que podem distorcer, dificultar ou impedir a comunicação eficaz. Robbins, Judge e Sobral (2010) apresentam várias delas, das quais destacamos:

a) Filtragem: ocorre quando alguém diz o que acredita que o receptor quer ouvir, ou seja, quando se filtra a informação, manipulando-a.

b) Percepção seletiva: é o fenômeno em que as pessoas escutam seletivamente, ‘ouvem o que querem ouvir’, de acordo com suas necessidades,
experiências, histórias de vida e outras características pessoais.

c) Emoções: as pessoas tendem a interpretar as mensagens de acordo com a emoção do momento. A mesma mensagem é interpretada de forma diferente, caso esteja aborrecido ou alegre.

d) Idioma: mesmo expressando-se na mesma língua muitas palavras têm significados diferentes para diferentes grupos, dependendo de idade, nível
de escolaridade, regiões do país etc. A mesma palavra pode ter conotações positivas ou negativas, dependendo do grupo onde é falada.

e) Medo da comunicação: há uma estimativa de que entre 5 e 20 por cento da população possui sérios problemas com o medo da comunicação e
apresentam ansiedade excessiva sem motivo aparente com relação à comunicação oral, escrita ou ambas.

f) Diferenças de gênero: homens e mulheres utilizam a comunicação com intenções distintas. Enquanto grupo (há diferenças individuais), as mulheres falam e ouvem a linguagem da intimidade e da conexão, enquanto os homens falam a linguagem do status, do poder e da independência

Percepção seletiva ocorre por parte do emissor também? Achei que a manipulação do emissor fosse a filtragem.

Questão polêmica.... Os comentários foram retirados de Andreia Ribas

I. Percepção seletiva surge por que tanto o receptor quanto o emissor projetam seus interesses e expectativas ao emitirem ou receberem as mensagens.

------- a percepção seletiva se refere apenas ao RECEPTOR; pois, ele percebe / ouve aquilo que lhe convém. É tanto que a própria autora apresenta esse conceito como AUDIÇÃO SELETIVA, ou seja, voltado ao receptor.

II. Filtragem – refere-se a manipulação da informação pelo emissor para que o receptor não consiga entender o que foi solicitado.

------- Para a autora, filtragem é "para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.", não necessariamente para que não seja compreendida, que está mais ligada aos jargões, por exemplo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo