A postura do cuidador social com a criança e o adolescente a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250735 Serviço Social
A postura do cuidador social com a criança e o adolescente acolhidos institucionalmente, representa importante referência para seu desenvolvimento. Em função dessa relevância, o cuidador deve ter clareza do seu papel, no sentido de contribuir para a construção de um ambiente familiar. Assim, os cuidados com alimentação e higiene, a organização do espaço físico e de atividades adequadas ao grau de desenvolvimento de cada criança ou adolescente, fazem parte do conjunto de atribuições do cuidador. Visando ao constante aprimoramento do cuidado prestado a cada criança e adolescente, o cuidador participa junto à equipe técnica na realização periódica de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - estudos de casos.

A presente questão aborda um tema muito relevante no contexto do Serviço Social aplicado às instituições que acolhem crianças e adolescentes. O foco está no papel do cuidador e na interação desse com a equipe técnica para promover um desenvolvimento saudável dos acolhidos. A clareza em entender o papel do cuidador vai além do atendimento às necessidades básicas; ele também deve participar ativamente no processo de avaliação e planejamento do cuidado. Isso envolve uma colaboração contínua com os profissionais como assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas.

O estudo de casos é uma técnica utilizada para aprofundar o conhecimento sobre a situação individual de cada criança ou adolescente, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz. Isso inclui a análise do histórico, das necessidades e do progresso do acolhido, bem como a identificação de desafios específicos e o planejamento de intervenções adequadas.

A alternativa correta é a letra A porque os estudos de casos são essenciais para o acompanhamento detalhado e individualizado dos acolhidos. Essa prática permite que o cuidador, em conjunto com a equipe técnica, compreenda melhor as circunstâncias e as necessidades de cada criança ou adolescente, o que é crucial para o planejamento de estratégias de cuidado que favoreçam o desenvolvimento dos mesmos em um ambiente acolhedor e propício à reconstrução de vínculos sociais e familiares.

As outras alternativas, embora possam ser relevantes em outros contextos, não são tão diretamente relacionadas ao processo de aprimoramento do cuidado individualizado que a questão destaca. Por exemplo, visitas a outras instituições (alternativa B) podem ser úteis para benchmarking e troca de experiências, mas não substituem o detalhamento proporcionado pelo estudo de casos no contexto individual de cada acolhido.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo