As preocupações com a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT - ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q708545 Gestão de Pessoas
As preocupações com a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT - estão fundamentadas nos estudos realizados pelo Instituto Tavistok de Relações Humanas de Londres. As contribuições desses estudos puseram em evidência os efeitos das minas de carvão para a saúde dos trabalhadores. Considerando a QVT, aponte a afirmação CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão dada sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Primeiramente, a alternativa correta é a alternativa A. Agora, vamos explicar cada alternativa para entender por que a alternativa A está correta e as demais estão incorretas.

Alternativa A: "O modelo de Nadler e Lawer sobre QVT está embasado em quatro aspectos: participação dos colaboradores nas decisões, reestruturação do trabalho, recompensas e ambiente de trabalho."

Essa alternativa está correta, pois o modelo de Nadler e Lawler realmente considera esses quatro aspectos fundamentais para a Qualidade de Vida no Trabalho. Eles acreditam que uma organização deve proporcionar um ambiente de trabalho que inclua a participação dos colaboradores nas decisões, uma reestruturação do trabalho para torná-lo mais eficaz, recompensas adequadas e um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Alternativa B: "Há consenso sobre os modelos de QVT, a principal abordagem é centrada na melhoria do ambiente de trabalho e não em aspectos individuais dos trabalhadores."

Essa alternativa está incorreta. Não há um consenso absoluto sobre os modelos de QVT, e muitas abordagens também consideram os aspectos individuais dos trabalhadores, como suas necessidades, expectativas e valores. Focar apenas no ambiente de trabalho é uma visão limitada da QVT.

Alternativa C: "A QVT é determinada por características individuais, como necessidades, valores e expectativas, por essa razão, cada empresa deve adotar diferentes programas de QVT."

Embora essa afirmação tenha um fundo de verdade, está incorreta no contexto geral. A QVT não é determinada apenas por características individuais, mas também por fatores organizacionais. A afirmação desconsidera a necessidade de um equilíbrio entre as necessidades individuais e as condições de trabalho oferecidas pela organização.

Alternativa D: "Há pouca ou nenhuma relação entre os aspectos individuais e organizacionais que geram os programas de QVT."

Essa alternativa está incorreta. Os aspectos individuais e organizacionais são profundamente interligados na criação de programas de QVT. Ignorar essa relação resulta em programas ineficazes, pois não atendem às necessidades reais dos trabalhadores.

Alternativa E: "Ações como programas de ginástica laboral e as políticas de aumento de salário consequentemente promovem o aumento da autoestima e a redução de acidentes de trabalho."

Embora ações como ginástica laboral e aumento de salário possam contribuir para a QVT, a afirmação está incorreta por generalizar que essas ações, por si só, são suficientes para promover a autoestima e reduzir acidentes de trabalho. A QVT é um conceito mais amplo e complexo, que envolve uma série de outras práticas e políticas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A: As dimensões do cargo são fundamentais na QVT, pois produzem estados psicológicos críticos relacionados a resultados pessoais e de trabalho, que, se não forem adequados, podem aumentar os índices de rotatividade e absenteísmo.
Os aspectos baseados nos cargos são, segundo Chiavenato (2006):
Variedade de habilidades
O cargo exercido deve exigir várias e diferentes habilidades e conhecimento.
Identidade da tarefa
Ressalta a importância do indivíduo sobre as tarefas; o trabalho deve ser realizado do início ao fim, para que este perceba que produz um resultado palpável.
Significado da tarefa
A pessoa deve ter clara percepção de que forma o trabalho rea­lizado produz consequências e impactos sobre o trabalho dos demais.
Autonomia
Defende-se a responsabilidade pessoal para planejar e executar tarefas e a independência para desempenhá-las. Um exemplo seria a prática de gerência por objetivos, pois proporciona papel importante aos trabalhadores no estabelecimento dos próprios objetivos e na busca de planos para consegui-los.
Feedback
Refere-se às informações; pode ser dividido em retroação do próprio trabalho, em que os superiores devem proporcionar informação de retorno para que o próprio indivíduo possa avaliar o desempenho dele, e retroação extrínseca, em que deve haver retorno dos superiores hierárquicos ou cliente a respeito do desempenho da tarefa.

Letra A

 

Modelo de QVT de Nadler e LawlerChiavenato (1999) descreve que, para Nadler e Lawler, a QVT está fundamentada em quatro aspectos:
• participação dos funcionários nas decisões.
• reestruturação do trabalho por meio do enriquecimento das tarefas e de grupos autônomos de trabalho.
• inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional.
• melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas, horário de trabalho etc.


A observação desses aspectos considera o ser humano como parte integrante das organizações, mostrando a evolução da importância delas.
 

".... melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas, horário de trabalho etc." Foi aí que achei a última letra e certa.

 

Ginástica laboral não tem nada a ver com redução de acidentes ou melhoria de autoestima

pelo menos é o que eu acho, deu pra eliminar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo