A respeito da jurisdição, julgue o item a seguir.De acordo c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104698 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

A respeito da jurisdição, julgue o item a seguir.



De acordo com a doutrina, a jurisdição pode ser definida como a função atribuída a um terceiro imparcial de aplicar o direito, de forma cogente, no âmbito de um conflito de interesses concretamente deduzido, por meio de uma decisão insuscetível de controle externo e apta a tornar-se indiscutível.  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema jurídico abordado: A questão trata do conceito de jurisdição, que é um tema central no Direito Processual Civil e está presente no Novo Código de Processo Civil (CPC) de 2015.

Legislação aplicável: O conceito de jurisdição é amplamente abordado na doutrina e implícito em diversos dispositivos do CPC. A jurisdição é a função estatal de resolver conflitos de interesses, sendo exercida por meio do Poder Judiciário.

Explicação do tema central: A jurisdição é a função de aplicar o direito ao caso concreto, por um juiz imparcial, para solucionar conflitos de interesses. Essa função é exercida de maneira cogente, ou seja, obrigatória e vinculante. Uma decisão jurisdicional é destinada a ser definitiva e tem força de coisa julgada, tornando-se indiscutível após o trânsito em julgado.

Exemplo prático: Imagine que duas partes estão disputando a posse de um imóvel. Elas levam o caso ao judiciário, e o juiz, de maneira imparcial, aplica o direito pertinente ao caso, decidindo quem tem o direito à posse. Essa decisão, uma vez transitada em julgado, não pode ser revisada por outro órgão que não seja o próprio Poder Judiciário, caracterizando a função jurisdicional.

Justificativa da alternativa correta (C - certo): A descrição fornecida está de acordo com a doutrina sobre jurisdição: é uma função de um terceiro imparcial que aplica o direito de forma cogente, em um conflito de interesses concreto, resultando em uma decisão que, após o trânsito em julgado, se torna indiscutível e insuscetível de controle externo. O exercício da jurisdição é um monopólio do Estado, por meio do Poder Judiciário.

Análise de pegadinhas: Uma possível pegadinha no enunciado é a expressão "insuscetível de controle externo". Ela pode sugerir que não há qualquer tipo de revisão, mas o que realmente significa é que, uma vez transitada em julgado, a decisão não pode ser reavaliada fora do âmbito do Poder Judiciário, exceto em casos específicos previstos na lei, como as ações rescisórias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fredie Didier Júnior: ‘’A jurisdição é a função atribuída a terceiro imparcial (a) de realizar o Direito de modo imperativo (b) e criativo (reconstrutivo) (c), reconhecendo/efetivando/protegendo situações jurídicas (d) concretamente deduzidas (e), em decisão insuscetível de controle externo (f) e com aptidão para tornar-se indiscutível (g) [...]" (Curso de direito processual civil: vol. 1. 17. ed. Salvador: Jus Podivm, 2015, p. 153).

insuscetível de controle externo é pra lascar

A jurisdição é definida como o "poder-dever de dizer o direito no caso concreto, mediante decisão justa, efetiva e tempestiva". Este conceito implica que a jurisdição não é apenas um poder do Estado, mas também um dever, uma vez que assegura a todos o acesso à justiça e a obtenção de uma tutela jurídica que seja adequada, efetiva e rápida, conforme previsto no artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal, que garante que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito".

A especificidade da jurisdição reside na sua capacidade de resolver conflitos com eficácia em todo o território nacional, o que é enfatizado pelo princípio da territorialidade. Além disso, a decisão jurisdicional é caracterizada por sua "definitividade", o que significa que, uma vez proferida, essa decisão se torna imutável e insuscetível de controle externo, exceto nas hipóteses autorizadas por lei.

Outro aspecto central é o princípio da imparcialidade, que estabelece que a atividade jurisdicional deve ser exercida por um "terceiro imparcial", ou seja, alguém que não tenha qualquer ligação com o conflito em questão[1]. Isso assegura não somente a previsibilidade do direito, mas também o cumprimento do chamado princípio do juízo natural, uma salvaguarda fundamental para a justiça processual.

IA DOD

ADENDO

 Conceitos Gerais  - Jurisdição

⇒ É uma das funções soberanas do Estado, a qual busca a pacificação dos conflitos que o envolve mediante a atuação da vontade do direito objetivo (vontade concreta do direito), que rege o caso concreto a partir de normas legais prévias e abstratas. ⇒ o Estado desempenha essa função sempre mediante o processo (instrumento legitimador da jurisdição).

  • Jurisdição é una, mas o que confere limitação ao exercício da jurisdição é a competência.  (conjunto de regras que vai determinar qual juiz exercerá jurisdição)

  • Jurisdição é um poder conferido pela  pela CF a todo  juiz → através da investidura, via de regra por concurso público de provas e títulos.

  • Jurisdição efetiva requer : Órgão adequado (juiz) + Contraditório +  Procedimento (regras estabelecidas para regular o processo)

*obs: jurisdição anômala do Poder Legislativo, pois, como regra, é restrita do Poder Judiciário → exercida para o processamento e julgamento nos crimes de responsabilidade. 

**obs 2:  A função jurisdicional é flexibilizada pela arbitragem, que possui natureza jurídica, segundo a doutrina majoritária, de uma jurisdição não estatal, flexibilizando a visão tradicional de que a jurisdição seja uma função estatal soberana.

INSUSCETIBILIDADE DE CONTROLE EXTERNO

A jurisdição é ultima ratio. Nenhum outro poder pode controlar a função jurisdicional. É a única função insuscetível de controle externo. O controle é feito jurisdicionalmente, através de recursos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo