Um usuário notou que o computador ficou demasiadamente lento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q854127 Segurança da Informação
Um usuário notou que o computador ficou demasiadamente lento após a abertura de um e-mail recebido pela internet. Considerando esse sintoma de infecção e que colegas alegaram que receberam e-mails duvidosos desse usuário, trata-se de um malware do tipo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Worm.

Vamos entender por que o worm é a resposta certa e analisar as outras alternativas.

Um worm é um tipo de malware que se replica automaticamente e se espalha para outros computadores através de redes, sem a necessidade de intervenção humana. No caso apresentado, o sintoma de lentidão no computador após a abertura de um e-mail, combinado com o fato de que colegas receberam e-mails duvidosos do mesmo usuário, sugere que o malware está se espalhando por meio de mensagens de e-mail. Esses são comportamentos típicos de um worm, que costuma enviar cópias de si mesmo para os contatos do usuário infectado, causando lentidão devido ao consumo de recursos do sistema.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Backdoor: Um backdoor é um tipo de malware que permite o acesso remoto ao sistema infectado, geralmente sem o conhecimento do usuário. Embora possa causar lentidão, ele não se replica e se espalha por e-mails como um worm.

B - Spyware: O spyware é projetado para coletar informações do usuário sem o seu conhecimento, geralmente para fins de espionagem. Embora possa causar lentidão no sistema devido à coleta e envio de dados, ele não se espalha por e-mails nem replica a si mesmo como um worm.

D - Rootkits: Os rootkits são usados para esconder a presença de outros malwares e manter acesso privilegiado ao sistema infectado. Eles são mais complexos e focados em manter o acesso e ocultar atividades maliciosas, mas não se espalham automaticamente por e-mails.

E - Trojan: Um trojan (ou trojan horse) é um malware que se disfarça como um software legítimo. Ele pode causar diversos danos ao sistema, mas não é projetado para se replicar e se espalhar automaticamente por e-mails como um worm.

Portanto, considerando os sintomas descritos na questão (lentidão do computador e envio de e-mails duvidosos para colegas), a melhor opção é C - Worm.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra C
 

Revisão dos virus
 

CAVALO DE TRÓIA (TROJAN)

São programas que não aparentam nenhum tipo de problema, todavia trazem embutidos outro programa agressor (o vírus).

 

BACKDOOR

É um vírus que permite que hackers tenham o controle do micro infectado pela "porta de trás". Os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da internet. O usuário libera o vírus ao abri-lo, permitindo que o autor malicioso passe a controlar o computador infectado.

 

ENCRIPTADOS

Foram criados a pouco tempo. Dificultam a ação do antivírus por estarem codificados.

 

BOOT

Vírus que atuam na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos, locais nos quais se encontram arquivos essenciais ao sistema. Conhecido por ser bastante destrutivo, impedindo até o acesso do usuário à sua máquina.

 

MUTANTE

Dificulta a detecção por antivírus. Ele sofre mudanças a cada execução do arquivo contaminado no pc.

 

HOAX

Conhecido como vírus boato. São mensagens que costumam chegar por e-mail avisando o usuário sobre um vírus mirabolante, bastante destrutivo.

 

STEALTH

São os que usam técnicas para ludibriar a detecção, são conhecidos como vírus invisível.

 

MACRO

São os que infectam as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

 

MULTIPARTITE

É o tipo de vírus que infecta registro mestre de inicialização do PC, trilhas de boot e arquivos.

 

ARQUIVO

Tipo de vírus que adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, principalmente os .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Exercerá seu efeito quando o usuário o executar.

 

SCRIPT

Executa comandos sem a ação mútua do usuário. Existe duas categorias de vírus script: a VB, com base na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script costuma vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg.

 

POLIMÓRFICO

Variante evoluída do vírus mutante. Muda sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação para dificultar a ação do antivírus.

 

PROGRAMA

Agridem somente arquivos executáveis, impedindo, na maioria dos casos, que o usuário ligue o micro.

 

WORM

São malwares capazes de entrar em uma máquina sem qualquer interação do usuário, replica-se sem a necessidade de sua execução

 

SPAM

São e-mails não solicitados, de origem desconhecida.

bons estudos

GABARITO ''C''

O que são os Worms?

São programas que geram cópias de si próprios em diversos locais num computador infectado. O objetivo deste tipo de malware é por norma saturar os computadores e redes, impedindo o seu correto funcionamento. Ao contrário dos vírus, os worms não infectam arquivos. Exploram vulnerabilidades das aplicações e das redes de comunicações para se propagarem, e não necessitam de intervenção das vítimas para se executarem.

Como ninguém citou fonte, segue: https://cartilha.cert.br/malware/

 

Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

Envio das cópias: após identificar os alvos, o worm efetua cópias de si mesmo e tenta enviá-las para estes computadores, por uma ou mais das seguintes formas:

...

anexadas a e-mails;

 

Gabarito: c)

Alternativa correta: C. 

 

Worm é o único que se replica sem a necessidade de intervenção do usuário. Normalmente ele utilizará todos os meios de compartilhamento de arquivos disponíveis na máquina, como dispositivos de redes mapeados, serviços de FTP e clientes de e-mail (envia o arquivo via e-mail). 

Entendo que o correto seria "Trojan" já que foi instalado na máquina do usuário após a leitura de um e-mail com um ponto de infecção.

Até aonde sei, worms não se espalham por e-mail, espalham-se de forma automática pela rede interna explorando vulnerabilidades de serviços e sistemas operacionais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo