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CISÃO
Há alguns anos havia uma clara separação entre cultura humanística e cultura científica. As duas não se falavam, tinham vocabulários diferentes. Nenhuma comunicação era possível entre elas, nem por sinais metafóricos: seus códigos simplesmente não combinavam. A divisão continuou até há pouco. Hoje as duas culturas estão na internet e usam a linguagem universal dos impulsos eletrônicos. Conversa-se, pelo menos, entre os dois lados do abismo.
Mas há uma separação que se agrava, entre facções de uma mesma ciência, ou pseudociência: facções com o mesmo vocabulário e os mesmos códigos, mas que não se entendem. Economistas de um lado e de outro do abismo lidam com os mesmos números, recebem os mesmos dados, analisam as mesmas estatísticas – e veem e preveem coisas diferentes. Há dias o Elio Gaspari escreveu sobre a controvérsia que está havendo a respeito das taxas de juros entre economistas brasileiros, todos da mesma escola, com a mesma formação e a mesma informação, e nenhum deles adepto de qualquer heresia econômica. A cisão é inexplicável, a não ser que se procure sua causa no terreno movediço dos egos em choque.
Ou então a explicação é antiga: o mundo da ciência econômica, como todos os mundos, também está dividido entre humanistas e seus contrários. Antes de divergirem nas suas interpretações e receitas, os economistas divergem no seu coeficiente de consciência social. Não é o caso da polêmica citada pelo Gaspari, em que nenhum dos contendores pode remotamente ser chamado “de esquerda”. Mas o menor desafio à ortodoxia vigente já vale como um ponto para o humanismo.
“Consciência social” é um termo escorregadio. Não se trata de compaixão, ou de ter ou não ter coração. Nenhum lado tem monopólio dos bons sentimentos, todos têm consciência da desigualdade crescente, no país e no mundo, entre os poucos que têm dinheiro e poder e a maioria de despossuídos, e da explosão a que pode levar. Ou a que, segundo alguns, já levou. A doença é clara, discute-se a cura. Ela certamente não virá com a insistência num pensamento liberal único e a vassalagem irreversível ao capital financeiro, A divisão reportada por Gaspari é, entre outras coisas, sobre a persistência de um conservadorismo econômico que ainda não se deu conta de que a prancha acabou, e os tubarões estão esperando lá embaixo.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Cisão. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 24. 11 e 12 fev 2017.
O texto de Luis Fernando Veríssimo menciona as figuras de linguagem metáfora e paradoxo. Identifique nos exemplos abaixo: metáfora (1) e paradoxo (2).
( ) Esta questão é apenas a ponta do iceberg.
( ) Eu estou sempre dando murro em ponta de faca.
( ) O teto que o abrigava era também desproteção.
( ) Ele não encara a realidade, vive sonhando acordado.
( ) O pobre demonstrou sábia ignorância.
( ) Meu pensamento é um rio subterrâneo. (Fernando Pessoa)
( ) Buscava a resposta no coração do Brasil.
( ) Estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada.
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Comentários
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METÁFORA= substituição de um termo por outro através de uma relação de semelhança resultante da subjetividade.
PARADOXO= ideias contraditórias.
FOCO É DIZER NÃO!
A Resposta é a alternativa a)
Gabarito A:
Metafora: É o emprego de um termo com significado de outro em vista de uma relação de semelhança entre ambos. É uma comparação subentendida.
Paradoxo: É uma proposição aparentemente absurda, resultante da reunião de idéias contraditórias.
Paradoxo: “funde” conceitos opostos num mesmo enunciado.
Ex: Essa menina parece que dorme acordada.
Metáfora: transporta a palavra (ou expressão) do seu sentido literal para o sentido figurado.
Ex: Eu não recuso doces, sou uma formiga.
Paradoxo: É a confusão de ideias que pressupõe a perda do limite lógico entre um conceito e seu oposto contextual.
Metáfora: É a identificação simbólica de conceitos distintos.
GABARITO -> [A]
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