A vespa Cotesia flavipes atualmente é um dos insetos mais u...
A vespa Cotesia flavipes atualmente é um dos insetos mais utilizados em programas de controle biológico na cultura da broca Diatraea saccharalis da cana-de-açúcar e do milho.
A fêmea adulta da vespa coloca seus ovos no interior do corpo da broca. Esses ovos eclodem originando larvas que se alimentam e se desenvolvem dentro do corpo da praga. Em poucos dias a lagarta morre e formam-se casulos, de onde eclodirão novas vespas.
A interação ecológica utilizada no controle biológico e os
tipos de desenvolvimento biológico da vespa e da broca são,
respectivamente:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
Holometábolo é um animal que tem metamorfose completa durante o seu desenvolvimento. Os insetos com a reprodução Holometábolo tem a metamorfose completa, como as borboletas. Do ovo eclode uma larva, a qual é bastante diferente do adulto.
A relação ecológica na qual um inseto holometábolo põe seu ovo sobre ou dentro do corpo de outro artrópode (hospedeiro) para se desenvolver as suas custas, é chamada parasitismo (= parasitoidismo). Nesse caso, a larva do inseto parasitoide se desenvolve até adulto utilizando um único indivíduo hospedeiro, diferentemente de um inseto predador, que consome um número variável (frequentemente alto) de presas ao longo do seu desenvolvimento.
Vespas são insetos que pertencem à ordem Hymenoptera e as brocas (ou insetos brocadores, isto é, que se alimentam no interior de caules ou raízes de plantas), são estados larvais de besouros, ordem Coleoptera. Ambas as ordens são formadas por insetos holometábolos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo